Clique aqui para regressar à Primeira Página   Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto



 
Portugal / França
Vamos lá,
cambada!

POR LUÍS NOGUEIRA

Fantástico. Talvez seja esta a palavra que melhor define o campeonato europeu de futebol até ao momento. Não só porque a selecção nacional, se não está a exceder as expectativas, está finalmente a cumprir com aquilo que dela se esperava e todos sabíamos ser capaz, mas também porque o nível qualitativo dos jogos em geral tem sido muito bom. Bom futebol, muitos golos, emoção na disputa dos resultados, empenho de todas as selecções, fair-play (só excepcionalmente desrespeitado), são estes os ingredientes que têm tornado o Euro 2000 numa das mais espectaculares manifestações desportivas dos últimos anos.
No que nos diz mais directamente respeito, tem sido com um contentamento há muito esquecido que os portugueses têm acompanhado a carreira da equipa nacional. O orgulho torna-se mais delicioso à medida que os elogios nos chegam de todo o lado. A qualidade do futebol praticado é unanimemente reconhecida e a atitude competitiva tem sido extremamente forte. Agora, nas meias-finais, espera-nos um dos desafios mais difíceis desta campanha: nada menos que o embate contra os actuais campeões do mundo, a França. É um jogo decisivo, e como todos os jogos decisivos vai colocar mais uma vez à prova a vontade e o real valor do nosso conjunto. Será certamente uma óptima oportunidade para provar que, com o talento dos jogadores que temos, com espírito vencedor, com concentração e com a serenidade e a determinação necessárias aos ganhadores, temos uma das melhores equipas do mundo.
Nada nos impede, por isso, de sonhar com a conquista do título. Nem precisamos de sorte, basta que tudo corra dentro da normalidade. A inspiração de Figo, Rui Costa e João Pinto, a segurança de Jorge Costa e Fernando Couto, a abnegação de Paulo Bento e Sérgio Conceição e o instinto goleador de Nuno Gomes hão-de certamente encarregar-se do resto.
 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]