Clique aqui para regressar à Primeira Página   Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto



 
Brasil 500 Anos em conferência
Reavivar memória colectiva

POR RAQUEL FRAGATA

Integrada nas comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil, a Câmara da Covilhã promoveu, na sexta feira, dia 30 do último, uma conferência subordinada ao tema dos Descobrimentos Portugueses.
O pelouro da Cultura organizou, em cooperação com a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, uma sessão de divulgação de alguns aspectos particulares da nossa história desconhecidos do público comum sobre os feitos de dois dos mais importantes descobridores portugueses: Pedro Álvares Cabral e Pedro de Ataíde. O Prof. João Paulo Oliveira e Costa e André Pinto de Sousa Dias Teixeira expuseram, perante a audiência que os recebeu no Salão Nobre da Câmara Municipal, os resultados dos seus estudos intitulados "Os comandos da Armada de Pedro Álvares Cabral" e "Pedro de Ataíde: O Herói da Índia e Descobridor do Brasil".
A Sociedade Histórica da Independência de Portugal, instituição sediada em Lisboa, está a organizar uma série de conferências com o objectivo fundamental de "levar o conhecimento para fora das universidades" e assim chegar às populações, fora de Lisboa, do Litoral e Interior. Manter viva a memória colectiva dos portugueses e sensibilizar as consciências para o acto que se comemora são os propósitos desta Sociedade Histórica da Independência de Portugal que se afirma como "instituição cultural e patriótica".
Várias dezenas de autarquias participam nesta acção que começou em Maio e deverá prolongar-se até Novembro, sempre condicionada ao grupo de trabalho reduzido que a integra. Esta foi é para já a única iniciativa na Beira Baixa, mas poderá vir a estender-se a outras autarquias da região.
 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]