Clique aqui para regressar à Primeira Página   Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto



 

Entre mais de 80 veículos
Design do Maubere
premiado na Bélgica

POR CATARINA MOURA

O Maubere foi novamente galardoado. Veículo construído pelos docentes e alunos do Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior para participar nas Eco-maratonas da Shell, ganhou este fim-de-semana o prémio "Design de la Cité de Bruxelles", onde concorreu com mais de 80 veículos oriundos de vários países. Este prémio vem juntar-se ao "Fraternité Professionelle", que ganhou na Eco-maratona Shell francesa, realizada em Maio último.

Depois da participação na 16ª edição da Eco-maratona Shell de França (Nogaro), o carro da UBI alcança agora o Prémio de Design da Cidade de Bruxelas, disputado por mais de 80 viaturas nesta 15ª Eco-maratona Shell da Bélgica. Uma distinção a juntar às conseguidas no circuito francês: o Prémio da Fraternidade Profissional, entregue pelo ministro adjunto da Educação francês, que veio reconhecer a solidez, camaradagem e bom método de trabalho da equipa, o prémio de presença da Shell Portugal e ainda estadia para toda a equipa, durante uma semana, na universidade francesa Grande École.
Menos feliz nas provas de consumo que no design, o Maubere percorreu 371 quilómetros do circuito belga com apenas um litro de gasolina. Uma prova difícil, vencida por um veículo japonês que, com a mesma quantidade de combustível, conseguiu atingir os 1300 quilómetros.

Financiamento precisa-se

Agora, o objectivo é continuar a melhorar o projecto ao nível da mecânica e da carroçaria, o que vai implicar dedicação e trabalho de docentes e alunos de Engenharia Electromecânica e Aeronáutica. A evolução do projecto poderá estimular a equipa do Maubere a participar na prova da Finlândia, a realizar entre 28 e 31 de Agosto. A principal preocupação é conseguir os apoios financeiros necessários.
O trabalho de divulgação, promoção da imagem e angariação de patrocínios, essencial para o autofinanciamento do Maubere, vai continuar a ser desenvolvido pelos alunos finalistas de Ciências da Comunicação e por toda a equipa. Em consideração está também a possibilidade de incluir o projecto nas disciplinas curriculares dos cursos envolvidos.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]