Clique aqui para regressar à Primeira Página

      

um Livro          



 
Debaixo da máscara                                   por Catarina Moura
 

 

"Peguei num pequeno bule e levantei a minha manga da maneira adequada para deitar o chá. Para minha surpresa, os olhos do Director deslizaram para o meu braço. Claro que me senti ansiosa por ver eu própria o que ele estaria a ver. Talvez por causa da iluminação sombria no auditório, a parte de baixo do meu braço parecia brilhar com o resplendor macio de uma pérola, e ser de uma maravilhosa cor de marfim."
                                                                                                            
Memórias de uma geixa
                                                                                                                   
Arthur Golden

Foi num aeroporto que tive o primeiro contacto com este livro. Enquanto esperava um amigo, entrei numa livraria e peguei nele casualmente, atraída pela capa. Folheei e o pouco que li provocou aquela vontade incontrolável de ter, de ler mais e mais e mais... que já não sentia há muito tempo / muitos livros. Quando finalmente o li, aquele vislumbre confirmou-se. É espantoso!
"Memórias de uma gueixa" é um retrato na primeira pessoa do Japão dos anos 30 e 40, abrindo uma brecha para o estranho e atraente mundo das "bonecas japonesas", que tanto fascina os ocidentais. Um mundo no qual Chiyo, a criança pobre de invulgares olhos azuis, cai acidentalmente para se transformar na fascinante Sayuri, a mais famosa gueixa do seu tempo.
Livro de muitas texturas, envolvente da primeira à última página, "Memórias..." desvenda o mito da boneca de rosto branco e lábios escarlates, quebrando a máscara e revelando um lado menos bonito, que nos fala de comércio sexual e de arranjos empresariais que envolvem uma gueixa, a sua mãe adoptiva e um cliente rico. Um universo impiedoso, de regras e códigos inquebráveis, onde a sobrevivência ensina a sufocar as emoções e a competição feroz impede a máscara de cair.

 
   

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]