Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

GICC de volta à Rua da Trapa
Os velhos problemas
da casa nova

POR CATARINA MOURA


Gil Vicente e Tenessee Williams regressaram com o GICC - Teatro das Beiras aos palcos da antiga Fábrica Barata. A inauguração está marcada para Setembro, altura em que as obras ficarão concluídas. Entretanto, as portas voltam a abrir-se no final do mês para a apresentação da obra de Carlo Goldoni "Uma das Últimas Tardes de Carnaval".

 

"Fazer voltar o público à velha casa" é, nos próximos tempos, o objectivo do GICC, que já regressou à antiga Fábrica Barata, na Rua da Trapa. Nesse sentido, durante este mês optaram por repor as últimas peças encenadas pela companhia. A abrir "O Auto da Índia", de Gil Vicente, em cena a 7 e 8 de Julho no palco ao ar livre das instalações remodeladas. Este espaço é uma novidade que, tendo "resultado plenamente", será repetida no final do Verão. Entre os dias 12 e 14, foi a vez de "Moon Lake Blues", de Tenessee Williams, e nos últimos dias do mês, de 28 a 30, será apresentada a obra "Uma das Últimas Tardes de Carnaval", de Carlo Goldoni.
Apesar destes espectáculos, o GICC só abre definitivamente as portas ao público a partir de Setembro, altura em que a remodelação do edifício estará finalizada.

Descontentamento

Descontente com as autarquias e o Ministério da Cultura, o director da companhia, Fernando Sena, reclama um apoio financeiro compatível com a actividade do GICC ao longo de seis anos como grupo de teatro profissional.
O tamanho da actual sala de espectáculos é, no entanto, o principal motivo de descontentamento do director, que anuncia a construção de uma nova sala no espaço que rodeia a fábrica. Ainda sem projecto definido, as futuras infra-estruturas deverão ter capacidade para acolher entre 150 e 200 pessoas. No entanto, Fernando Sena sublinha que, para alcançar esta meta, necessita do apoio do Estado e das autarquias.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]