Clique aqui para regressar à Primeira Página

      

um Livro          


 
COMO É BOM PECAR
POR LUÍS NOGUEIRA





 

Sin City não é banda desenhada. É uma assombração. É a vida na cidade do pecado, onde se expõem vícios, taras, obsessões, desesperos, alienações. Com violência e sexo, obviamente. Um mundo de torturas e crueldades. De falhados generosos e abnegados. De conspirações e mulheres fatais. De assassinos inclementes, dementes, perversos.
Como se vê, o enredo é complexo e estimulante. Mas, para lá disso, há algo que salta, literalmente, à vista: a qualidade gráfica, o génio visual de Frank Miller. Este autor, dos mais conceituados no mundo dos comics, granjeou uma reputação enorme e justíssima com a revitalização que fez da personagem Batman em Batman: the Dark Knight Returns. Já aí havia algo de nocturno e decadente. Em Sin City essa rudeza e violência são levadas a um nível superior, impiedoso e quase cruel. Mas o que dá a esta obra um tom e um estilo absolutamente singulares é o trabalho de virtuosismo e visionarismo incomparável que exibe. O tratamento do preto e branco é soberbo: seja no traço do desenho, no recorte das luzes e sombras, no preenchimento das superfícies cromáticas, nos ângulos ou nas coreografias, na encenação dos gestos ou na representação dos vultos. Na apoteose olímpica e, ao mesmo tempo, quase monstruosa dos corpos masculinos, ou na luxúria e carnalidade feminina. Há muito de cinematográfico nesta obra (ou talvez seja o inverso e haja muito de banda desenhada em certos filmes). De qualquer forma: há uma energia visual ímpar nos enquadramentos, nos ritmos, nos duelos, nos ambientes.
O que se pode dizer mais? Que é uma das grandes obras da BD de sempre? Sem dúvida. Que é uma prova absoluta do desmedido talento de Miller? Claro. Que é Arte? Inegavelmente. Para aqueles que se tornarem fãs (não é nada difícil, acreditem... ), fica a boa notícia de que Miller tem uma nova série. Chama-se 300 e passa-se em Atenas em 480 A.C. Sobejamente premiada, como seria de esperar.

Se quiserem saber mais sobre as personagens, as diversas histórias que compõem a série, participar em fóruns ou apreciar as imagens fantásticas de Frank Miller, aqui ficam alguns endereços: http://www.thebates.com/sincity/, http://www.pitt.edu/~wichter/books.html e http://darkhorse.com/.


 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]