Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

ASTA - Associação de Teatro e Outras Artes apresentou
Poesia Encenada no Hotel Turismo

POR IVONE FERREIRA E MARIANA MORAIS

"Embriaga-te sem cessar !
Com vinho, com poesia, ou com a virtude."
Estes versos de um poema de Baudelaire fazem parte do Caderno de Poemas apresentado pela ASTA - Associação de Teatro e outras Artes, no Hotel Turismo, na passada terça-feira, dia 11.
Poesia encenada, era a proposta de Vítor Correia com a participação de António Abernú, Felícia Teopisto, Leonor Afonso, Sérgio Novo, Rogério Peixinho, Hugo Campos, Susana Marques, a partir de uma ideia original de Vítor Correia.
"E por vezes", título de um poema de David Mourão Ferreira, emprestou o nome ao trabalho que este grupo de jovens actores criou, deu alma e transportou para os nossos dias, como é dito na sinopse do texto de apresentação ao público.
Música, poesia, imaginação e sensibilidade foram os ingredientes de uma noite diferente, com ritmo e bom gosto..
O espectáculo começou com imagens e vozes de pessoas falando do seu entendimento sobre poesia. E todas elas, de uma forma ou de outra, fizeram-nos perceber uma coisa muito simples: a poesia está em todo o lado e é tão natural como a água que corre. Talvez por isso, um dos momentos de grande beleza do espectáculo tenha sido As Três Conversas da Fonte e do Luar, de Almada Negreiros. Os dois actores fizeram-nos sentir a frescura e claridade que a leitura do poema nos transmite.
Os espectadores presentes na sala de conferências do Hotel Turismo tiveram a oportunidade de percorrer um universo diferente do habitual. Através da voz e da presença dos actores, da música e da encenação, as palavras dos poetas saíram das páginas dos livros, ganharam vida e força.
A poesia pode ser um esconjuro contra o tédio, contra a repetição do dia a dia. O conselho do poeta aqui fica para quem o quiser seguir.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]