Clique aqui para regressar à Primeira Página

      

Editorial        



 

 
António Fidalgo
 

Estudar Espanhol

   

   De costas viradas durante séculos, os países ibéricos descobrem-se por via da integração europeia. As fronteiras caíram, as trocas comerciais aumentaram extraordinariamente, o intercâmbio de pessoas é agora intenso. Estas realidades bem reais não poderiam deixar de ter consequências na cultura e na educação em Portugal. O perfeito desconhecimento que a grande maioria dos portugueses têm da história e da cultura espanholas, nomeadamente da literatura, não pode, e não deve, manter-se.
Um passo essencial na aproximação dos dois países ibéricos é o ensino da língua do outro nas escolas secundárias e superiores. É descabido aprender-se francês ou alemão nas escolas portuguesas e não se poder aprender espanhol. Não é só a proximidade geográfica que impõe uma alteração neste estado de coisas, mas também a afinidade histórica, social e cultural. A nossa literatura, sobretudo a da época de ouro, dos séculos XVI e XVII, deve muito mais à literatura espanhola do que a qualquer outra.
Em Espanha investe-se já na língua portuguesa. A Universidade da Extremadura, em Cáceres, é um exemplo. A criação de um Departamento de Estudos Portugueses levou a que o número de estudantes espanhóis a aprender português subisse impressionantemente. Em 10, 11 e 12 de Novembro de 1999 a mesma universidade organizou o 1º Congresso de Lusitanistas Espanhóis. É a altura de as universidades portuguesas, em particular as de fronteira, corresponderem com o ensino da língua e da cultura espanholas.
Além do mais, português e espanhol são hoje línguas mais faladas que o francês e o alemão e o seu peso na cena tem vindo a aumentar ao contrário daquelas que têm vindo a decrescer de importância. Basta olhar para os anglófonos Estados Unidos da América onde o espanhol é claramente a segunda língua. Com a América Latina e a África as línguas ibéricas estão difundidas pelo mundo como nenhuma outra língua, à excepção do inglês.

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]