Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Animação de rua a 4 de Agosto
"Belmonte 1500" revisitada

POR LUÍS NOGUEIRA

"Belmonte 1500" é um projecto que pretende reconstituir, em diferentes locais desta vila beirã, no dia 4 de Agosto, a vida quotidiana no início do século XVI. O espectáculo, inserido nas comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil, retrata os costumes e actividades das diferentes classes sociais da época através de diferentes quadros alusivos.
Para esta simulação, que inclui animação de rua, teatro, música e fogo de artifício, foram utilizadas fontes documentais que retratam esse mesmo período, de forma a possibilitar uma apresentação fiel da vida de então.
A iniciativa conta com a participação de cerca de 200 figurantes, papel reservado a elementos de instituições locais (igreja, bombeiros, ranchos, grupos, associações, etc.), e 180 animadores (profissionais), entre os quais se incluem músicos, cantores, cavaleiros e artistas de circo.
Os locais privilegiados para a realização desta iniciativa são as praças, as igrejas e os castelos da localidade. As ruas serão decoradas com motivos usados na época e, à noite, são iluminadas com tochas e fogueiras.
Os espectadores poderão socorrer-se de um desdobrável que explicará e enquadrará todas as actividades desenvolvidas.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]