Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Filme          


                                                       a praia
                
de danny boyle por pedro homero

 

Danny Boyle, depois de Shallow Grave e Trainspotting (2 bons exemplos de filmes fase adolescência-pós-adolescência) e após um Life Less Ordinary que não vi(logo não o saberia enquadrar aqui) trouxe-nos esta adaptação do romance homónimo de Alex Garland, que fez furor nos meios literários.
A ideia da viagem como fuga e ao mesmo tempo como (re)encontro de nós próprios o mais longe possível de casa não é nova e já foi, portanto, amplamente explorada em várias formas artísticas. O tema focado não é portanto, original.
Nem o tema complementar de procura de paraísos terrestres, pelo que não é por aqui que se recomenda o filme.
The Beach é interessante de ver (e penso que se não está ainda nos videoclubes, estará a arrebentar não tarda) na medida em que é muito ténue a linha que, no filme, separa a ironia apontada à banalidade do turista ocidental, e o cair nessa mesma banalidade por parte do filme e das suas personagens.
Assim, após uma primeira parte um bocado secante, os persistentes recebem como prémio uma segunda parte em que parece que se chega a algum lado na história e que faz merecer o gasto do dinheiro.
A personagem principal, a que Leonardo di Caprio dá corpo, é um jovem ocidental típico. Se bem que embrenhado em tecnologia, moda, e outros itens 'cool', procura algo mais para a sua vida e tenta encontrar um paraíso longe de casa. Encontra uma comunidade 'sui generis' com objectivos mais ou menos semelhantes, isto é, natureza sim, mas com muitas pilhas para o meu 'game boy'.
É portanto uma sugestão para férias, partindo do suposto que as vai ter. Se não for o caso, nem o veja, que as praias são de sonho.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]