Clique aqui para regressar à Primeira Página

      

Música          


 

     PORTA VIII _ STOA

 

A escolha musical desta semana, tendo em conta que as sugestões giram em torno de temas históricos, recaiu muito naturalmente no 2º lançamento dos alemães Stoa.
Este álbum é a consolidação, musical e conceptual, de uma banda usualmente definida como neo-clássica (para quem precisa de ter arte rotulada). A música apresenta um misto de influências clássicas, barrocas e de câmara, tudo apresentado num formato e estilo de composição apropriado a agradar a ouvidos menos conhecedores destas áreas musicais,
Após um primeiro CD, Urthona, que consistia num apanhado de composições em várias línguas e não interligadas entre si (apesar de seguirem todas o mesmo rumo musical), os Stoa lançaram esta reconstrução musical do conto de fadas "Ariana e Barba Azul", de Maurice Maeterlinck.
Porta VIII é uma mescla interessantíssima de sonoridades clássicas e histórias populares , com Jung e William Blake à mistura. Noções como imaginação, emoção, corpo, razão, nascimento e morte, fim e princípio e sobretudo auto-conhecimento interligam as fibras musicais do álbum de uma maneira tal que o CD poderá ser visto como uma peça só, e não como um conjunto de músicas isoladas.
A sugestão ideal para quem está com saudades do Inverno e não suporta este calor abrasador...

 

por Pedro Homero              

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]