Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Silvares quer infra-estruturas condignas para apoiar semana cultural
"Terras do Xisto" na boca do povo

POR CATARINA MOURA

Vindos de todos os pontos do País, foram mais de 200 os jovens que, de terça a domingo, "invadiram" Silvares para participar na segunda edição da semana cultural "Terras do Xisto". Superadas todas as expectativas, a organização faz um balanço "altamente positivo" da iniciativa. O único senão terá sido a falta de infra-estruturas adequadas a este tipo de eventos, uma falha que não deverá repetir-se em próximas edições.

Uma pousada e espaços de lazer são alguns dos projectos que a Junta de Freguesia de Silvares pretende "pôr no papel o mais rápido possível". O objectivo, de acordo com o presidente Carlos S. Martinho, é criar infra-estruturas adequadas para "receber com dignidade" todos os jovens que, anualmente, virão a Silvares participar na semana cultural "Terras do Xisto", que teve na semana passada uma bem sucedida segunda edição. Este ano os participantes ficaram alojados na Escola EB 2/3 e no Parque de Campismo, mas a organização conta com os fundos do III Quadro Comunitário de Apoio para que, em próximas edições, a região já disponha de espaços de alojamento adequados.
Silvares encontrou nesta iniciativa a sua forma de luta contra a acentuada tendência que a região vive para a desertificação. "É mostrando o que temos que ganhamos a nossa aposta", defende o presidente da Junta. "O nosso acolhimento e as condições naturais de que dispomos deram aos participantes boas recordações e o desejo de regressar no próximo ano. Não podemos esquecer que são eles os mensageiros da nossa terra. Se gostarem, vão para as suas terras, passam a palavra e a adesão no próximo ano já poderá ser maior".

Público activo

A adesão do público mais jovem ao programa da semana cultural superou as melhores expectativas. "Este ano apostámos mais na formação e integração do público nas iniciativas, para que não fossem meros espectadores", revela Carlos S. Martinho. Para isso foram planeados diversos ateliers, entre os quais os de banda desenhada, canoagem, ioga, escalada, fantoches, teatro, entre outros. Além dos ateliers, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as freguesias mais próximas de Silvares e de usufruir de iniciativas tão diversas como desportos radicais, futebol de salão, uma feira do livro e um festival de curtas metragens.
O objectivo da organização, que além da Junta de Freguesia de Silvares integra a Associação Pinus Verde, é projectar a semana "Terras do Xisto" a nível nacional. Para o próximo ano, fica a intenção de "inovar na área do espectáculo", que este ano perdeu a favor dos ateliers. "O ideal é conciliar a formação com o aspecto mais lúdico deste tipo de eventos, e fazer do público simultaneamente actor e espectador", conclui o presidente da Junta.

PODE LER MAIS SOBRE O ASSUNTO EM

Clique aqui Centro de Bombos preserva tradição em Lavacolhos 


 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]