Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Concurso de instrumentos de arco "Júlio Cardona" na Covilhã
Talento sem fronteiras

POR CATARINA MOURA

Entre 6 e 12 de Abril de 2001, a Covilhã vai acolher as provas de violino, contrabaixo e violoncelo dos participantes na terceira edição do Concurso de Instrumentos de Arco "Júlio Cardona". Um evento cultural sem paralelo em todo o País.

  

A vocação musical do violinista covilhanense Júlio Cardona, nascido em 1879 e fundador da Orquestra de Lisboa, valeu-lhe mais de um século depois um concurso a que o seu nome é dado em jeito de homenagem. Um concurso de vastas dimensões, que ultrapassa as fronteiras nacionais e abrange toda a União Europeia, Brasil, Timor e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP's).
Organizado pela delegação covilhanense da Juventude Musical Portuguesa, esta edição do "Júlio Cardona" conta com um júri presidido pelo maestro Manuel Ivo Cruz e composto pelas mais diversas personalidades do mundo da música.
Os concorrentes, aos quais é oferecida estadia completa e gratuita durante o tempo de prova, poderão inscrever-se nas classes A, sem limite de idade, ou B, para concorrentes até 18 anos. As inscrições terminam a 31 de Janeiro do próximo ano e a organização conta com o sucesso das edições anteriores.
Os vencedores da classe A serão premiados com 500 e 250 mil escudos, conforme sejam primeiro ou segundo classificados. Para a classe B ficam reservados 200 e 100 mil escudos, atribuídos por essa mesma ordem.

 

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]