Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Como se faz a escavação no pátio da UC

POR MARCO ANTÓNIO ANTUNES

A Professora Helena Catarino explica: "O local em escavação era um antigo parque de estacionamento. A primeira etapa foi retirar as camadas de cimento e gravilha. Depois desenhámos planos na terra. Dividimos o local em quadrículas, delimitadas por fios. E começámos a escavar".
Há várias camadas de terra numa escavação (estratos). O teodolito e o nível óptico de precisão servem para marcar a alturas do terreno (levantamento das altimetrias). "À medida que surgem achados dá-se a lavagem, marcação e catalogação. As cerâmicas fornecem indícios úteis sobre a evolução cronológica do espaço descoberto", salienta a arqueóloga Helena Catarino.
Os arqueólogos usam vários métodos. Entre eles: o método do carbono 14 e o método estratigráfico. No pátio da Universidade de Coimbra usa-se uma variante do método estratigráfico - o método das unidades parciais estratigráficas. Cada mancha diferente de terra e os achados desenham-se em planta e em perfil (corte estratigráfico). Depois unem-se os vários desenhos para formar um puzzle.
O trabalho em quadrículas faz-se por fases ou ao mesmo tempo. "No local trabalhou-se cada quadrícula de cada vez. O resultado é espantoso: temos mais de 500 peças inventariadas", assegura Helena Catarino.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]