Clique aqui para regressar à Primeira Página


      

Opinião       


 

Apelo contra as Touradas

POR JOÃO SANTOS*

Plutarco (46-125), escritor grego, disse: "pela minha parte pergunto-me que tipo de razao, pensamento ou sentimento teria o primeiro homem que poluiu a sua boca com sangue, que permitiu que os seus lábios tocassem a carne de um ser assassinado, que chamou comida e pratos saborosos aos cadáveres desfigurados daquilo que antes eram seres dotados de movimento, percepcao e voz." (in "Moralia")

Nunca os Animais sofreram tanto na História da Humanidade como sofrem actualmente. De facto, a par de toda a indústria de comercialização de animais, órgãos de animais (carne/peixe(músculos), rins, coração, sangue, intestinos, etc.) e respectivos derivados (ovos, leite, mel, queijo, iogurte, lã, seda, etc.) para a alimentação e utilização humanas, ainda se introduziram animais no entretenimento humano, como é exemplo nos circos, parques aquáticos, touradas, garraiadas, lutas de cães, lutas de galos, lutas de cães com ursos sem dentes nem garras, jardins zoológicos, safaris, experimentação animal, caça e pesca desportivas, e noutros antros de crueldade afins. Acredito que a racionalidade humana já avançou
o bastante para reconhecer os erros crassos que gerações humanas sucessivas cometeram sobre os Animais. Porém, o problema que agora se levanta são todos os interesses económicos, culturais e antropocêntricos que se estabeleceram nas populações a quem se permitiu o uso e abuso dos animais.
Efectivamente, a única força capaz de tentar conter o avanço cultural em relação à progressão da condição animal em Portugal e no mundo, é o dinheiro que todas estas atrocidades atrás referidas fazem reverter em prol de pessoas que vivem do sofrimento e do sangue de animais inocentes.
Em Portugal, debate-se presentemente a propagação do "cancro" que representam as touradas de morte, como culminar máximo da violência sobre os Animais.
Faço por isso, um apelo a TODAS as pessoas e instituições públicas e privadas nacionais ou internacionais que actuem no sentido de impedir que os Animais sofram ou morram pelo egoísmo humano de castigar animais, pela brutalidade humana de exteriorizar os mais baixos comportamentos numa
sociedade repressora da violência sobre outros seres humanos e pela ignorância de não porem em causa tradições, crenças ou mitos que lhes foram transmitidos de geração em geração.
Além disso, faço um apelo directo aos Exmos: Sr. Presidente da República Jorge Sampaio, Sr. Primeiro-Ministro António Guterres e Sr. Ministro da Administração Interna Fernando Gomes, para que tomem decisões políticas empregando a Moral e a Ética e não a próxima contagem eleitoral. Não permitam que os Animais sofram ou morram pela ignorância de uma população cega por uma tradição sangrenta e retrógrada. Trata-se de uma decisão difícil por contrariar a vontade de uma população, mas nunca esqueçam que a Razão, Consciência e Verdade estão nos que lutam pela Justiça dos mais fracos, inocentes ou oprimidos que aqui são os animais. Acabem com as Touradas e merecerão uma página na História Portuguesa. Os Animais agradecem.

*Estudante universitário

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]