Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

UBI e Autarquia "negociam" fronteiras do campus da Saúde
De acordo pelo bem da cidade

POR CATARINA MOURA

A polémica dos terrenos junto ao Hospital da Cova da Beira chegou a bom termo. A Universidade da Beira Interior (UBI) aceitou a proposta da Câmara Municipal da Covilhã de redefinir as fronteiras do Pólo III, onde ficará instalada a Faculdade de Ciências da Saúde. Uma decisão tomada "em nome da cidade".

O reitor da UBI, Manuel Santos Silva, declara-se um homem "avesso a conflitos" e põe um ponto final na polémica dos referidos terrenos. "Não devemos pôr em causa o desenvolvimento da cidade", defende, justificando assim a negociação dos limites do espaço reservado à UBI desde 1987, através do Decreto-Lei nº 33/87.
Segundo informações conseguidas junto ao Gabinete de Relações Públicas da Universidade, "houve cedências de parte a parte que facilitaram que se chegasse a um acordo satisfatório tanto para a UBI como para a Câmara".
O acordo foi celebrado na segunda-feira, 28, reunindo delegações da universidade e da autarquia nos Paços do Concelho. Da reunião resultaram algumas conclusões expressas em comunicado: a primeira diz respeito ao reconhecimento, por parte da Câmara, relativamente à área de reserva necessária à futura expansão do campus naquele Pólo; na segunda, a UBI confirma manterem-se "intactas as áreas necessárias à edificação da Faculdade de Ciências da Saúde", até porque os terrenos são já propriedade da Instituição.
Ambas as partes concordam com a necessidade de actualizar o Plano de Expansão da Faculdade de Ciências da Saúde, "definindo os seus limites a Nascente com o traçado actual do IP2, a Poente com a ligação entre a rotunda do Hotel Turismo e a rotunda em projecto de ligação à ANIL / INATEL / TCT, a Sul com a variante de acesso à Covilhã e limites do novo Hospital e a Norte com o arruamento de ligação ao Aeródromo".
Neste momento, a universidade aguarda que a Câmara envie o traçado da via de ligação da rotunda da ANIL ao TCT a Norte da Estação, de modo a redefinir o projecto de expansão a Norte do antigo arruamento de ligação ao aeródromo, proposta esta que deverá ser entregue até 15 de Setembro.
É de salientar que quer a zona denominada por Pólo III (em que o Hospital da Cova da Beira ocupa 5 hectares e a Faculdade de Ciências da Saúde virá também a ocupar 5 dos 25 hectares que a compõem) quer a zona de expansão a Norte, se encontram totalmente abrangidas pela Unidade Operativa de Planeamento (UOP) 18, a qual, de acordo com o Plano Director Municipal (PDM), se destina única e exclusivamente ao ensino universitário.

Boa vontade anula mal estar

A questão dos terrenos da futura Faculdade remonta a Maio passado, altura em que o Partido Socialista da Covilhã acusou o presidente da edilidade, Carlos Pinto, de estar a "violar gravemente" o PDM. Na base desta acusação estava o alegado licenciamento de construções privadas em terrenos reservados à UBI desde 1987 e fazendo parte do UOP 18, comprometendo assim o desenvolvimento harmonioso do anunciado campus da Saúde, conforme Programa Preliminar já elaborado.
Na altura, Carlos Pinto negou estar a violar o PDM, alegando que "a edilidade é gestora do território e actua na base da legalidade". O presidente da Câmara adiantou ainda que "o que há mais são terrenos à disposição da UBI para construir três ou quatro faculdades". Mas para Santos Silva não havia dúvidas. "A UBI não pode permitir qualquer construção nos seus 20 hectares de reserva", defende. No entanto, já na altura o Reitor admitia proceder a uma permuta de terrenos com a Câmara, de forma a que a área total do Pólo se mantivesse intacta. Posição que agora assume, a bem do desenvolvimento urbanístico da Covilhã.
Além do edifício da Faculdade de Ciências da Saúde, é objectivo da universidade instalar nestes terrenos Centros e Institutos de Investigação, uma residência universitária, unidades alimentares de apoio e ainda abrir um espaço à iniciativa privada, de modo a criar no local um verdadeiro campus da Saúde. Uma meta grandiosa que a UBI pretende alcançar nos próximos anos. Para já vêm os primeiros cursos, que entrarão em vigor em Outubro de 2001.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]