Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Campanha de solidariedade "Amor para Moçambique "
Duas toneladas e meia
para as vítimas das cheias

POR IVONE FERREIRA
        E MARIANA MORAIS

Uma época de chuvas alargada deixou 300 mil moçambicanos desalojados. A organização americana Lesea Global Feed the Hungry uniu-se à produtora portuguesa TPMi e organizaram uma campanha para ajudar as vítimas das últimas cheias. Até ao momento recolheram 2500 toneladas de sementes, medicamentos e alimentos. Para o próximo sábado, dia 9, agendaram um "desfile de artistas ", a realizar no Pavilhão Atlântico. Raúl Indipwo, Ricardo Carriço, Manuela Marle, General D e a covilhanense Marta Dias são alguns dos nomes que dão a voz e o rosto por Moçambique.

"Amor para Moçambique " é o nome da campanha de solidariedade organizada pela organização cristã americana Lesea Global Feed the Hungry e pela produtora portuguesa TPMi. Uma iniciativa que visa ajudar as vítimas das últimas cheias em Moçambique.
Na passada Primavera, uma época de chuvas alargada fez com que 300 mil moçambicanos perdessem tudo. Desde então 26 campos de apoio prestam auxílio às vítimas. Uma ajuda que não chega para todos. Dos 300 mil afectados pelas cheias e intempéries, estima-se que cerca de 50 mil pessoas continuem sem receber qualquer tipo de ajuda.
Para isso a TPMi, uma empresa portuguesa ligada à comunicação e espectáculos, uniu-se à Lesea Global, uma organização não governamental americana, para ajudarem aqueles que nos últimos meses têm visto de perto o drama dos que perderam o pouco que tinham. A Lesea Global recolheu nos Estados Unidos cerca de 2500 toneladas de alimentos, sementes e medicamentos e disponibiliza ainda um cargueiro para efectuar o transporte.
À TPMi cabe fazer a distribuição. Para tal estabeleceram contactos com vários organismos oficiais, com vista a estabelecer um plano de distribuição, através das organizações que trabalham no terreno. As estruturas do Ministério dos Negócios dos Estrangeiros, o Instituto da Cooperação Portuguesa e as organizações Vida, Oykos, Valle Flôr e Saúde em Português são as entidades contactadas para operarem em solo moçambicano. Utilizam-se também estruturas de diversas organizações religiosas para a recepção, desalfandegamento e armazenamento em Maputo.
A comunidade moçambicana residente em Portugal coopera com esta iniciativa conjunta da Lesea Global e da produtora TPMi. Para tal lançaram iniciativas de recolha de mantimentos e participam no espectáculo de solidariedade a realizar no dia 9.
A organização de " Amor para Moçambique " conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa que disponibilizou 80 "outdoors" para a publicitação da campanha. As televisões portuguesas aderiram também à iniciativa, anunciando gratuitamente a campanha, diversas vezes por dia.

Concerto na EXPO

Nomes como Simone de Oliveira, Gil do Carmo, Victor de Sousa, Nayma, João Rôlo, Raúl Indipwo e a covilhanense Marta Dias passam pelo Pavilhão Atlântico no próximo sábado. Nas palavras dos organizadores, trata-se de um "desfile de artistas ". Pelo palco do pavilhão da Expo passam cerca de duas dezenas de pessoas conhecidas dos mundos da música e espectáculo, que actuam gratuitamente.
O valor dos bilhetes reverte integralmente para a causa moçambicana. No final do concerto será divulgado o montante conseguido com a campanha. Os bilhetes estão à venda na FNAC e Pavilhão Atlântico.

 

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]