Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Inércia perturba mudanças anunciadas para 2000/2001
"Não estamos preocupados"

POR CATARINA MOURA

Setembro. O novo ano lectivo já se adivinha, trazendo as mudanças anunciadas no anterior. Em 2000 / 2001 as Engenharias Civil, Aeronáutica e Electromecânica vão ocupar o novíssimo edifício II, inaugurado em Junho. Por sua vez, Ciências da Comunicação vem para o Pólo I, que também receberá dois novos cursos: Design da Comunicação e Design Têxtil e do Vestuário. Como as mudanças implicam trabalho, o Urbi foi ver como está a decorrer a ocupação das novas instalações e a preparação da vinda das novas licenciaturas.


"Não há atraso. O que há é aquilo a que nós nas engenharias chamamos de inércia". É assim que Luís Carlos Carrilho, vice-reitor da Universidade da Beira Interior, descreve o processo de mudança para o edifício II das engenharias. De acordo com o vice-reitor, os equipamentos já foram quase todos mudados, "em Julho, para acautelar", faltando apenas os computadores, que aguardam que se faça a ligação informática do edifício, a decorrer neste momento.
Também a montagem dos telefones esperou por Setembro, estando agora a ser efectuada. Estão a ser instalados 40 telefones, distribuídos por laboratórios, secretariados e conselhos directivos, deixando para breve a ligação aos gabinetes dos docentes.
Luís Carrilho sublinha que a única mudança que falta fazer é a de docentes e secretariado, tendo já sido dada ordem para abandonarem os antigos gabinetes e ocuparem os novos. "O problema", refere o vice-reitor, "é que, em Setembro, os docentes já cá estão mas os funcionários começam a ir de férias, criando-nos algum transtorno, mas a mudança vai efectuar-se dentro do prazo previsto".

Tudo preparado para os "designs"

Da ida de Engenharia Civil para o novo edifício está dependente a mudança de Ciências da Comunicação, que ocupará as instalações deixadas vagas por esse curso. A "inércia" das mudanças do Pólo I fez com que ainda nada tenha sido trazido do Pólo IV, situado na Carpinteira, mas Luís Carrilho afirma que a vinda de Comunicação se efectuará dentro do prazo previsto, dado que "os docentes poderão trazer as suas coisas a partir da próxima semana", deixando tudo pronto para um início de aulas regular.
Os novos cursos, que entrarão em funcionamento este ano lectivo, no Pólo I, também não serão afectados por qualquer atraso, estando já a ser preparadas todas as condições para que no início de Outubro, quando começarem as aulas do primeiro ano, os novos alunos encontrem tudo pronto.
As salas de desenho das engenharias serão mudadas para o edifício II e no seu lugar será criada uma sala onde serão colocados estiradores maiores, adaptados à área do Design. Vai também ser criada uma sala de projectos, "que será utilizada pelos dois designs", adianta o vice-reitor.
"Não estamos preocupados", conclui, "se tudo se tivesse feito em Julho era mais fácil, mas nada vai alterar a funcionalidade do próximo ano lectivo".

 

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]