Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

AAUBI apela ao aumento da participação dos estudantes

POR RODOLFO PINTO SILVA*

A direcção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) apresentou na terça-feira, 12, o plano de actividades e projectos para o ano lectivo de 2000/2001. No início de mais um ano lectivo, o presidente da AAUBI, Jorge Jacinto, reiterou a intenção de defender os interesses dos alunos, a todos os níveis, e aumentar a participação dos estudantes em actividades culturais e desportivas.
Duas intenções estão bem vincadas nos objectivos para este ano: praticar uma engenharia financeira que torne a AAUBI sustentável e, ao mesmo tempo, dinamizar o espaço da sede social da Associação.
Jorge Jacinto quer que "tudo seja auto-sustentado", ao mesmo tempo que se procede à reestruturação da instituição. "Reduzimos o passivo mensal, mas continuamos com prejuízos na ordem dos 12 mil contos", revela.
Para aproximar os estudantes da sede da associação está prevista a realização de diversas actividades culturais. A novidade é a contratação de um animador cultural "que assegure o planeamento e organização das iniciativas". Para que tudo corra nas melhores condições e atraia o público é necessário melhorar as infraestruturas existentes. "Queremos a Sala de Ensaios com material de projecção de vídeo, som e luz, que a torne numa sala de estúdio", confirma Jorge Jacinto. E adianta: "Estamos a desenvolver esforços no sentido de equipar a biblioteca com livros. Já temos contactos com o Instituto Piaget, nesse sentido."
Sem data ainda definida, a Recepção ao Caloiro decorrerá em Novembro. O objectivo será fazer dela uma festa académica numa cidade em festa. Para Jorge Jacinto "o espírito para este ano é envolver a cidade" e investir de uma forma mais equilibrada. "Não podemos correr alguns erros do passado, com cartazes muito ambiciosos para um público que não há".
A inovação para este ano é o aparecimento do Secretariado de Apoio Pedagógico ao Estudante (SAPE). Terá um local e horários próprios junto dos alunos, no Pólo I e Ernesto Cruz. A intenção é resolver os problemas que os alunos possam ter com professores ou com os serviços académicos. Para Zé Miguel, presidente adjunto, encarregado do SAPE, a AAUBI pretende "acelerar os processos e trabalhar para que um determinado problema não volte a acontecer. Estamos confiantes com este projecto já que temos o total apoio da Reitoria."
Os Fórum Pedagogia vão continuar a realizar-se este ano com a participação não só dos núcleos, mas também com o Conselho Pedagógico da UBI.
O calendário sequencial adoptado vai estar sob a mira da AAUBI. "Há coisas positivas que queremos que sejam cumpridas, mas vamos estar atentos ao seu funcionamento", assegura Jorge Jacinto.

*NC/ Urbi et Orbi

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]