Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Livro          

A Arte de Envelhecer
Claude Olievenstein

A passagem do tempo é inexorável. A partir de certa altura sabemos que há lugares - exteriores e interiores - a que nunca voltaremos. Este é um livro sobre o "antes" e o "depois" desse processo, ou seja, sobre o envelhecimento.
Numa escrita que tem tanto de confessional como de rigoroso, o autor evita a retórica sociológica, mas também o miserabilismo moral. Trata-se, afinal, de assumir uma atitude positiva e construir um discurso sem lamentações. Porque, para o autor, interrogar o envelhecimento é interrogar a
finitude do homem e , em última instância, o valor supremo da liberdade.
Claude Olievenstein nasceu em Berlim, no ano de 1933, em pleno início de terror nazi. Com a família abandona a Alemanha e instala-se em França. Como estudante de Medicina dirige vários movimentos juvenis e a Federação de Cineclubes. Quando trabalhava como interno nos Hospitais Psiquiátricos de Paris, impõe-se no meio científico através de uma tese sobre o LSD. O seu nomeestá ligado à criação e desenvolvimento do Centro Médico Marmottan, instituição de referência no tratamento da toxicodependência. Actualmente é médico-chefe do mesmo Centro e director de pesquisa na Universidade de Lyon II.

                                                                    

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]