Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Meira Asher sábado na Guarda
"Ó da Guarda" de novo
com cartaz de luxo

POR RAQUEL FRAGATA

O "Ó da Guarda" é já um dos mais aguardados festivais de música nacionais. Este ano, e vai apenas na sua quarta edição, o cartaz continua a respeitar o critério da vanguarda no que a novas estéticas e experimentalismos diz respeito.
A principal atracção do cartaz deste ano, que começa na quinta feira, 28 de Setembro, e termina no sábado, 30, é Meira Asher. Cantora e compositora israelita, Meira Asher é no panorama internacional uma das principais referências da música de fusão étnica e electrónica.
Mas não é só de referências internacionais que se faz o "Ó da Guarda".
Logo na primeira noite, prevê-se um espectáculo cheio de surpresas e sonoridades experimentais, com raízes no rock e no jazz. A noite abre com os sons do projecto "Fat Freddy", vencedores do Prémio de Melhor Maquete para Música Experimental de 1999. A noite assume contornos mais electrónicos com Victor Afonso, guardense, e o seu convidado da noite, João Mascarenhas, responsável por uma das novidades de 1999, os "Stealing Orchestra".
Sexta feira, dia 29, as portas do Auditório Municipal da Guarda abrem-se, às 21horas e 30 minutos para receber um público específico devoto das improvisações. Na primeira parte os franceses Lê Quan Ninh, percussionista, e Martine Altenburger, violoncelista, "comprometem-se" e confundem referências de Xenakis e Varèse a John Cage e Stockhausen. Para terminar a noite, o sueco Johannes Bergmark prepara uma performance surreal com os seus instrumentos não-convencionais. O improviso a cada som extraído de objectos do quotidiano apropriados pelo artista.
Na última noite, o público segue para o "Armazém de Adubos Para Todas as Culturas", Barracão, onde se prevê uma das noites mais intensas e "desgastantes" de que há memória na história deste Festival de Novas Músicas. Meira Asher será acompanhada por Riccardo Massari e Guy Harris. A par de uma apresentação do novo projecto desta artista o público garantidamente será absorvido pelos efeitos de imagem preparados para este espectáculo.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]