Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Filme          

 
de Jim Jarmuch

DEAD MAN

Se caminharmos com um morto, chegaremos são e salvos ao nosso destino?
Dead Man, uma das obras-primas de Jim Jarmuch, é uma viagem ao mesmo tempo espiritual e física pelo grande desconhecido que é o Oeste Americano, essa terra de promessas onde se fazem e desfazem sonhos com a ponta de uma bala.
Johnny Depp encarna a personagem William Blake, um pacato homónimo do grande poeta inglês, que, à procura de melhor sorte, parte para o oeste tentando recomeçar a vida. O que ele vai encontrar é, contudo, um pathos de auto-descoberta que mostra à personagem e ao espectador, as mudanças que se podem operar no ser humano num ambiente ao mesmo tempo poético e hostil.
William Blake é acompanhado por um Índio, com instrução europeia , 'Ninguém', que está convencido que tem à sua frente a encarnação do poeta/pintor inglês.
Cheio de referências mais ou menos óbvias para a longa lista de obras literárias que versam sobre viagens interiores, com uma fotografia notável a 'preto-e-verde' e uma banda sonora, composta por Neil Young, fabulosamente bem mesclada com as imagens, Dead Man encarna aquilo que poderá ser considerado como algumas das características mais importantes de uma obra: carácter, intemporalidade, força anímica.

 
por pedro homero

                                                                    

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]