Clique aqui para regressar à Primeira Página



.

 


O Coro Misto da Covilhã abre o Art'UBI na sede da AAUBI

Obras na sede da AAUBI
Sala de ensaios
com cara nova

A sala de ensaios da sede da AAUBI tem estado em obras. A responsabilidade é dos Serviços Técnicos e dos Serviços Sociais da UBI. Após um período de estagnação, as obras retomaram o bom caminho e neste momento a sala de ensaios já tem um palco e uma nova rede eléctrica. Num futuro próximo, a AAUBI espera construir ali um camarim e pintar o espaço.
Para Pedro Fonseca, após estas remodelações a sala de ensaios apresentará "as condições mínimas para a realização de espectáculos no local", apontando o dia 7 de Outubro como limite máximo para a finalização das obras.
"Criar uma nova paixão pela sala de ensaios" está na base de uma proposta de programação mensal para este espaço.


Pedro Fonseca


Art'UBI de 1 a 30 de Outubro
A arte vem à cidade

POR MARISA MIRANDA

O Coro Misto da Covilhã, sob a direcção do Maestro Luís Cipriano, fez as honras de abertura do Art'UBI. O concerto realizou-se no domingo, 1 de Outubro, no Auditório da sede da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). É neste espaço que durante todo o mês se vão realizar a maioria dos espectáculos planeados para o evento. A arte nas suas diversas vertentes regressa assim à Covilhã, pela mão da AAUBI, pelo quinto ano consecutivo.

O Art'UBI 2000 chega à cidade em Outubro, para a sua quinta edição. Durante um mês, a Covilhã será animada por uma grande variedade de espectáculos, que além da música passam também por exposições, workshops, conferências, animação de rua, teatro, cinema, música e dança. O objectivo é "mostrar as diferentes e mais alternativas formas de arte", afirma Pedro Fonseca, representante da secção cultural da AAUBI.
Com um programa mais extenso que em anos anteriores, esta iniciativa "já extravasou e muito as fronteiras da Beira Interior e principalmente da UBI; e apesar de fazer destas o seu núcleo de acção, o Art'UBI procura alargar-se a outras formas de expressão que venham dos mais diferentes cantos do mundo".
Este ano, o evento apresentará algumas inovações, consequência directa da política da nova direcção da Associação Académica, cuja prioridade é para já dinamizar e rentabilizar os espaços da sede, onde se realizarão a maioria dos espectáculos.
Um dos pontos altos do Art'UBI será a actuação do duo Maria João e Mário Laginha, que trarão o som de "Chorinho Feliz", o seu último álbum, ao palco do Teatro-Cine na noite de 30 de Outubro.
Destaque ainda para a Feira do Livro da Ubiquímica, a decorrer também no Teatro-Cine entre 25 e 31 de Outubro. "Uma feira para a cidade", nas palavras da organização.
Num esforço para enriquecer o Art'UBI, a AAUBI procurou estabelecer um intercâmbio com algumas instituições culturais da Covilhã. Da adesão da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (Epabi) resultou o concerto de abertura, apresentado pelo Coro Misto da Covilhã e dirigido pelo maestro Luís Cipriano. Apesar de a adesão do público ter sido pouco significativa, Pedro Fonseca ficou satisfeito e deixou a esperança de que "as coisas vão melhorar".
Com este projecto, a AAUBI pretende "fazer espectáculos e mexer culturalmente esta região".






 [ PRIMEIRA PÁGINA ]