Clique aqui para regressar à Primeira Página



 
Mais de 70 organizações desfilam em Lisboa
Em marcha pela igualdade

POR MARIANA MORAIS

Sob o lema "Transformar a vida, construir a igualdade", mulheres e homens de todo o País desfilarão no próximo sábado, 7 de Outubro, em Lisboa, entre o largo Marquês de Pombal e a Praça dos Restauradores. Uma Marcha contra a Pobreza e a Violência, à qual já aderiram mais de setenta organizações. Entre estas conta-se o Movimento Democrático de Mulheres, a Associação Beira Serra, a Associação SOS Racismo, o Movimento de Reformados, a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio, além dos diversos sindicatos e partidos políticos.
Esta iniciativa está integrada numa série de actividades iniciadas no dia 8 de Março de 2000 e que culminarão com a Marcha Europeia, a realizar em Bruxelas a 14 de Outubro, e com a Marcha Mundial, que decorrerá em Nova Iorque, junto ao edifício das Nações Unidas, a 17 de Outubro. Nessa altura, serão entregues ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, as assinaturas recolhidas nas marchas realizadas a nível mundial.
Sob o lema mundial "2000 boas razões para marchar", esta Marcha nasceu de uma ideia lançada em 1995, na IV Conferência das Nações Unidas sobre a Mulher, realizada em Pequim. Os objectivos são vários e passam por reclamar medidas concretas para "eliminar a pobreza e assegurar uma justa distribuição da riqueza do planeta entre ricos e pobres e entre homens e mulheres" e por "eliminar a violência contra a mulher e assegurar a igualdade entre mulheres e homens".
 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]