Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Livro          


de Fernando Savater

por Carla Loureiro

O princípio de que todos somos alunos e mestres simultaneamente é algo que veio revolucionar a tradicional relação professor/aluno.
Fernando Savater- professor catedrático de Ética na Universidade do País Basco - escolhe um tema que à partida é domínio de especialistas. No entanto, dá-lhe um tom de conversa e fala desta relação com o seu filho de quinze anos. O novo, o interessante deste livro é a forma com Savater vibra ao dar um primeiro golpe no convencionalismo e nos hábitos do pensamento.
Ética Para Um Jovem é um livro onde a nossa responsabilidade, os nossos valores ético-morais são lidos à luz de uma simplicidade incrível, sem grandes rodeios e sem aqueles "palavrões" que nos assustam só de ler. A sua confiança no humano, no direito que todos nós temos de livremente expressarmos as nossas opiniões e pensamentos está bem presente neste livro, onde o "faz o que quizeres" é a máxima dominante.
Sim, fazer o que quizermos, mas tentarmos viver bem, de acordo connosco e com os outros, peças fundamentais da nossa relação com o mundo e com o que nos rodeia. Só assim conseguiremos ser alguém, realizarmos as nossas ambições e desejos. É este o verdadeiro objectivo de toda a Ética. Um livro que faz o deleite de miúdos e graúdos (pelo menos a mim já me conquistou!!!).

 
                                                                    

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]