Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Um ano após a morte da fadista
Oriental de São Martinho
relembra Amália Rodrigues

POR IVONE FERREIRA
        E MARIANA MORAIS

"Amália - um ano de saudade "é o nome da exposição que o Centro Cultural e Popular Oriental de São Martinho exibiu no passado fim-de-semana. De sexta-feira a domingo a população da Covilhã teve oportunidade de relembrar aquela que foi considerada "a voz de Portugal".

"Calou-se a voz de Portugal ". Foi desta forma que a comunicação social noticiou em 6 de Outubro de 1999 a morte da fadista Amália Rodrigues. Um ano depois, Eugénia Antunes vem provar que Amália Rodrigues permanece viva. Com apenas 28 anos, esta jovem da Covilhã mostrou nos dias 6, 7 e 8 de Outubro parte da sua colecção de vídeos, CDs e revistas, que recolheu nos últimos 23 anos e dizem respeito à vida da fadista já extinta. "Amália - um ano de saudade" foi o tema desta exposição apresentada no Oriental de São Martinho.
"Vi a Amália na televisão, pela primeira vez, em 1977 e obrigada pela minha mãe. Foi uma paixão instantânea. E andei toda a vida a dizer: Mãezinha, leve-me a ver a Amália ", confessa Eugénia Antunes. Daí até se tornarem amigas pessoais passaram-se 13 anos. Em Outubro de 1991, por ocasião do aniversário da cidade da Covilhã, Eugénia teve oportunidade de conhecer a fadista pessoalmente. "Cumpri o meu maior sonho, conhecer a Amália pessoalmente", declara a coleccionadora, que não hesitou em bater à porta do camarim da fadista. "Que músicas é que vocês gostam? Eu sei que a vossa preferida é a Covilhã, cidade neve. Sabes a letra? Eu já não me lembro. Tens de me ensinar". E assim aumentou ainda mais a admiração de Eugénia Antunes pela fadista que "é tão importante como Fernando Pessoa ou Guerra Junqueiro", afirma.
A exposição, um ano depois da morte da fadista, vem procurar fomentar o desejo de não esquecer "este grande nome do fado". A Direcção do Centro Cultural e Popular Oriental de São Martinho pegou na ideia e cedeu o local para que a fadista fosse homenageada, à semelhança do que acontecera em 1994, onde a mesma coleccionadora expunha o resultado de anos de atenção à actividade de Amália. Segundo Francisco Mota, membro da Direcção daquela colectividade, a mostra veio na altura certa. "Mais que uma exposição, estamos a fazer uma homenagem".
Eugénia Antunes só lamenta a falta de visitantes. " Para muita gente, morreu, esqueceu." Para Eugénia, Amália permanece viva pois, como dizia a fadista, se "alguém gosta de mim, algo de mim sobrevive."

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]