Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Livro          

"(...) A nossa rua não foi baptizada por causa das aves que andavam no quarto piso, mas a minha mãe disse-me donde lhe viera o nome. Há muito, muito tempo, antes de haver automóveis, havia uma avenida de árvores no meio da rua debaixo de cujos ramos as carruagens puxadas por cavalos passavam. Já fora há tanto tempo que a minha mãe não se lembrava disso. Só a avó se recordava. Ela dizia que essas árvores estavam carregadas de pássaros. Milhares e milhares deles. Por isso deram à rua o nome de Rua dos Pássaros. (...)"



de uri orlev
por carla loureiro


 

A Segunda Guerra Mundial está em curso. Os tempos são difíceis na Polónia, especialmente para os judeus. Esta é a história de Alex, uma criança judia que após ter perdido os pais terá que sobreviver à crueldade e injustiça provocada pelos alemães.
Poderá fazer-nos lembrar a história verídica de Anne Frank. Concerteza. Tal como Anne Frank, também Uri Orlev, o autor de A Ilha na Rua dos Pássaros, foi mandado para o campo de concentração de Bergen-Belsen. Uri Orlev viveu o holocausto da Segunda Guerra Mundial e conseguiu sobreviver. Vive, actualmente, em Jerusálem.
À primeira vista pode parecer um livro para crianças. E é, já que o autor se dedica a escrever para crianças. Mas quando comprei o livro não pensei sequer que ele não era para a minha idade. Isso seria um grande preconceito. Não faz mal nenhum, antes pelo contrário, sabermos o que se passou nesse tempo, um tempo que a Humanidade quer esquecer por ter sido tão violento e inumano. Mais um livro para "grandes" e "pequenos".

                                                                    

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]