Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

CoviMat 2000
Professores e jornalistas
debatem ensino da Matemática

POR CARLA LOUREIRO

O que é que a Matemática representa na nossa vida? Será a sua presença, na sociedade, sistemática? Estas foram algumas das questões colocadas no CoviMat 2000 - Encontro Regional de Professores de Matemática, que decorreu nos dias 9 e 10 de Outubro na Escola Frei Heitor Pinto - Covilhã.


A preocupação com o estudo da Matemática, a sua importância na sociedade foram alguns dos assuntos debatidos na terceira edição do CoviMat 2000 - Encontro Regional de Professores de Matemática. A Escola Frei Heitor Pinto -Covilhã acolheu, nos dias 9 e 10 de Outubro, professores e futuros professores de matemática de toda a região para falarem sobre a Matemática. O Encontro contou, ainda, com a presença de professores de Lisboa, Viseu, entre outros lugares.
A organização do encontro ficou a cargo de alguns professores da referida Escola. Segundo Isaura Raposo, um dos membros da organização, "houve muito trabalho", mas o resultado foi "muito bom". "Este Encontro serve para as pessoas trocarem ideias e contínua formação", frisa a professora da Escola Frei Heitor Pinto.

"Fazer da Matemática um espaço de alegria"

Com a presença não só de professores, o Covimat 2000 contou com a participação de um jornalista. O director do Jornal do Fundão, Fernando Paulouro, frisou as "fronteiras nítidas entre as letras e a matemática", mas acabou por defender que a matemática deve ser um "espaço de alegria". Também a professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Maria Eugénia Martins, na sua apresentação, focou a ideia de que a Matemática tem que fazer parte da formação do cidadão. "Hoje em dia é tão importante ler os números como foi para os nossos avós aprenderem a ler as palavras", afirma a docente da Faculdade de Ciências.
Vista por muitos como um "bicho de sete cabeças", em especial pelos alunos, há "que fazer o ponto da situação e ver como estão a decorrer as coisas a nível do ensino da Matemática", afirma o professor de matemática na Escola Campos Melo, Flávio Calçada.
A par das temáticas expostas pelos participantes, das sessões práticas e grupos de discussão, houve a inauguração de uma exposição de materiais relacionados com a Matemática.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]