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Alunos devem mudar hábitos de estudo
A sina dos números

POR NÉLIA SOUSA

Neste Ano Mundial da Matemática os professores falam das dificuldades que têm em ensinar uma disciplina que é adorada por uns e odiada pela maioria. A falta de hábitos dos alunos é talvez a grande causa do insucesso.


De entre as disciplinas leccionadas na escola, a Matemática é aquela que goza de menos popularidade e a que dá mais dores de cabeça aos estudantes. São números e mais números que teimam em não produzir resultados definitivos.
Na Covilhã essas dificuldades também se fazem sentir graças ao ensino verificado em anos anteriores, afirma Rui Costa, delegado do grupo de Matemática na escola Frei Heitor Pinto. Para este professor, a Matemática tem uma sequência, devendo ser acompanhada diariamente. Na maior parte dos casos o insucesso passa, sobretudo, pela falta de hábitos dos alunos que não praticam a Matemática em casa, o que contribui, assim, para um aumento das dificuldades.
"Uma das razões está na dificuldade em atribuir horários a professores mais qualificados e com mais experiência. Por vezes, esses horários são entregues a professores normalmente colocados em segunda ou terceira fases, o que pode vir a trazer problemas porque os alunos devem ser acompanhados por professores experientes desde os primeiros anos".-afirma Diamantino Soeiro, coordenador do departamento de Matemática da Escola Secundária Campos Melo.
Outra agravante é o número excessivo de alunos numa sala de aula: "os 30 para que aponta o Ministério é um número exagerado para se fazer um ensino eficiente da Matemática" acrescenta aquele responsável.

Drama Familiar

Para o aluno menos simpatizante da Matemática falar dela é falar num "bicho de sete cabeças". Mas por vezes tais ideias são preceitos incutidos pelos pais aos filhos.
Rui Costa e Diamantino Soeiro partilham a ideia de que o facto do pai ter sido mau aluno ou ter tido dificuldades contribui para esse desinteresse, pois o filho ao ouvir falar desta situação começa logo a não gostar da Matemática. "Estão a criar à partida um caminho para que não sejam bons alunos a Matemática", diz Diamantino Soeiro.
"As habilitações de alguns pais são por vezes um entrave dado que os filhos não podem contar com a sua ajuda para resolver determinados exercícios" adianta ainda Rui Costa.

Matemática para Todos

Estes professores defendem que a Matemática é um ramo que ajuda na vida prática, e como tal deveria ser obrigatória em todas as áreas, mas com programas e abordagens diferentes, consoante a área em que o aluno se insere.
"Ainda que o aluno não queira seguir a via da matemática é necessário que tenha uma cultura geral para que não passe vergonhas como aquela do concorrente que não sabia quanto era dez ao quadrado" refere estupefacto Diamantino Soeiro, coordenador do departamento de Matemática.

Novos Métodos

Para que a Matemática seja mais "cobiçada" é importante criar novos métodos que estimulem o interesse do aluno para a disciplina.
"Já se usam novos métodos no ensino da Matemática. Tenta-se o mais possível além de outras técnicas, torná-la o mais abstracta possível, ligando-a sempre que possível com a realidade".- adianta professora Emilia, Delegada de Matemática na Escola Básica do 2º ciclo Pêro da Covilhã.
Por outro lado a relação entre professor e aluno desempenha também um papel importante no despertar do interesse do aluno.
Rui Costa defende que a Matemática deverá deixar de ser unicamente expositiva dando lugar também à descoberta: "É fundamental um método de trabalho que ajude os alunos a descobrir por eles próprios através de pesquisas e realização de trabalhos".
Na opinião destes professores cabe sobretudo ao Ministério da Educação proporcionar meios para eliminar as dificuldades e insucessos sentidos ao nível da Matemática.

Um Ano Positivo

No entender destes docentes o Ano Mundial da Matemática tem-se revelado positivo. Realizaram-se nas diversas escolas actividades que contaram com a participação dos alunos e onde foram atribuídos prémios.
De 30 de Novembro a sete de Dezembro serão expostos todos os trabalhos que se realizaram nas diferentes escolas, de Norte a Sul do país, no Visionário em Santa Maria da Feira.

 

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