Clique aqui para regressar à Primeira Página


um Livro          

                                
    Tenho diante dos meus olhos o livro de Sebastião Salgado, TERRA. Na capa, uma criança de rosto lindíssimo olha-me como se me perguntasse a razão da sua vida ser tão dura e triste. Faz com que me sinta quase culpada, talvez por não fazer tudo quanto devo para, daqui de tão longe, ajudar de forma mais eficaz a divulgar a luta dos brasileiros sem terra pelo direito a um pedaço de chão onde possam trabalhar e viver com dignidade.
O livro de Sebastião Salgado, com introdução de José Saramago e versos de Chico Buarque, é dedicado ao
Movimento dos Sem Terra. Este movimento tornou-se tristemente célebre no mundo inteiro, devido ao massacre de uma manifestação de camponeses por 155 soldados da polícia militarizada armados de espingardas e metralhadoras. Os camponeses bloqueavam a estrada em acção de protesto contra o atraso "da suposta reforma agrária em curso no Brasil há 50 anos" de acordo com as palavras de José Saramago na introdução.
As fotografias de
Sebastião Salgado têm a força dos rostos dos homens e das mulheres por ele retratados. Mas o que dói mais são as crianças. O rosto do miúdo na fotografia da página 65 não se apaga da nossa memória . É um grito surdo que fica cá dentro.
Sim, eu sei, não é preciso ir ao Brasil. Aqui, no nosso Portugal dos pequeninos também acontecem coisas terríveis (ainda há dias Teresa Vilaverde nos mostrava um pouco do que se passa nos reformatórios juvenis no seu filme "Os Mutantes").
Lanço aqui um desafio. Em Portugal há bons fotógrafos. Porque não fazem como Sebastião Salgado? Retratem o Portugal que não vem no "Mundo ViP" e agridam a nossa indiferença.
por mariana morais
                                    

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]