Clique aqui para regressar à Primeira Página



.

 


Estas Jornadas contaram com a presença de Maria do Rosário Pinto da Rocha (ao centro), presidente da Comissão de Protecção de Menores


I Jornadas de Psiquiatria do Centro Hospitalar da Cova da Beira
Psiquiatria da Infância e da Adolescência "Na Corda Bamba"

POR CRISTINA MARQUES
 

"Na Corda Bamba" foi o nome dado às I Jornadas de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, que tiveram lugar no Centro Hospitalar da Cova da Beira, nos passados dias 26 e 27. Este encontro contou com a presença de diversas personalidades do campo da psiquiatria, que debateram alguns dos perigos da adolescência

Vasco Prazeres, presidente da Associação de Saúde de Adolescentes, Eloí Pereira, director do serviço de Neurologia do Hospital Maria Pia (Porto) e Isabel Stilwell, jornalista da revista "Noticias Magazine" foram alguns dos presentes nas I Jornadas de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, do Centro Hospitalar a Cova da Beira.
Neste encontro, estiveram em debate as mais diversas áreas da psiquiatria juvenil: maus tratos, anorexia e bulimia, a adolescência, o papel da escola e o peso da arte.
Numa das mesas discutiu-se "O Adolescente na Corda Bamba", com Isabel Stilwell e Vasco Prazeres a alertar para o perigo das ideias feitas na adolescência. A solução apontada prende-se com o diálogo adulto/adolescente, em que o adulto deve procurar vencer a barreira das diferenças e apresentar-se ao nível dos adolescentes. Para Isabel Stilwell, a ideia de "geração rasca" há muito foi ultrapassada, ocupando agora a família e os amigos um lugar impriscindível nesta nova geração.
A anorexia e a bulimia também mereceram atenção especial dos presentes, já que afectam cada vez mais as adolescentes com "o peso na corda bamba". As manequins são, na maior parte dos casos, invejadas pelas jovens que nesta fase de indecisões acabam por pôr a própria vida em perigo, na ânsia de alcançar o peso ideal.
A escola acaba por ter um papel preponderante na formação da personalidade dos frágeis adolescentes, que ainda vêm o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra apenas para dementes.
"A Criança na Corda Bamba" foi o mote para mais uma discussão, em que se debruçaram sobre os maus tratos às crianças. Ao longo da década de 80, a atenção sobre as crianças aumentou e foram criadas algumas comissões destinadas ao apoio das crianças maltratadas.

Comissão de Protecção de Menores da Covilhã

A Covilhã deu os primeiros passos neste campo em 1999, dando vida à Comissão de Protecção de Menores, que tem como presidente Maria do Rosário Pinto da Rocha, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã.
A Comissão de Protecção de Menores da Covilhã é uma instituição não judiciária, mas com autonomia funcional. O seu objectivo primordial "é apoiar a inserção do menor na família e na sociedade", como afirma Maria do Rosário Pinto da Rocha. Até hoje verificou 51 casos, onde 10 foram totalmente resolvidos pela Comissão de Protecção de Menores da Covilhã.
A fechar as I Jornadas, Paula Cristina Correia, responsável pela unidade de psiquiatria do Hospital da Covilhã, fez o balanço que considera positivo, destes dois dias de jornadas que contaram com 350 pessoas inscritas.
Estão já previstas jornadas para 2002, novamente na Covilhã. A aposta será feita nos mesmos moldes, mas desta vez para um público mais abrangente.


 






 [ PRIMEIRA PÁGINA ]