Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Outubro cultural
Art'UBI deliciou visitantes

POR ANABELA MACHADO

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior escolheu o mês de outubro para promover o "Art'ubi", uma mostra de artes que já decorre à cinco anos na Covilhã. Da fotografia á pintura foram várias as exposições que deliciaram os visitantes, mas foi a exposição de Vitrais de Luís Cunha que mais elogios recebeu


Os vitrais de Luís Cunha refletem dezoito anos de trabalho intenso no vidro. Esta foi a exposição mais apreciada pelos visitantes devido aos próprios trabalhos que "eram muito apelativos", como afirma Pedro Fonseca (responsável pela secção cultural da AAUBI).
Os alunos da universidade foram os que mais visitaram e apreciaram os trabalhos expostos. No entanto, as pessoas que vivem na Covilhã também tiveram curiosidade e visitaram algumas exposições, nomeadamente as que foram feitas fora do espaço universitário. A AAUBI pretende diversificar ao máximo os espaços das exposições de forma a criar o hábito nas pessoas da cidade a assistir a eventos deste género. Por isto " a sala de ensaios na sede da AAUBI será transformada numa sala cultural", explica Pedro Fonseca.
Os trabalhos de pintura/cerâmica de Milú Sardinha e as fotografias de Mário Carvalho tiveram poucos visitantes pois foram expostos em locais que estavam fora do circuito universitário - no Teatro-cine e na sede da AAUBI. Já os trabalhos de Izilda Valente em fotografia, as fotografias da Fotosport e as fotografias de Sebastião Salgado foram alvo dos olhares mais atentos dos alunos da UBI.

Sebastião Salgado chegou atrasado

A exposição de fotos do "maior fotógrafo da actualidade", como lhe chamou um dos visitantes, atrasou-se algumas semanas devido a "uma mudança na programação, apenas", explicou Pedro Fonseca.
Mas esta não foi a única complicação que surgiu na organização da Art'ubi. As dificuldades começaram logo no inicio do evento no que respeita ao pedido de patrocinios. Os apoios são dificeis de encontrar "pois a Art'ubi decorreu muito próxima da recepção ao caloiro. As empresas locais não aderiram, o que nos obrigou a recorrer a elementos estatais", afirmou Pedro Fonseca. Os apoios monetários chegaram do Ministério da Cultura, da Reitoria da Universidade da Beira Interior e da Câmara Municipal da Covilhã.
A exposição de Banda Desenhada de Hugo Pratt também sofreu alguns contratempos: teve de ser cancelada devido ás obras na sala da sede da AAUBI que ia servir para expôr os trabalhos.
Quanto aos trabalhos de Sebastião Salgado não foram expostos na data prevista. Por isso, e a pedido da reitoria da UBI, esta exposição vai continuar por mais algum tempo na sala de exposições do pólo nove, nas instalaçóes da universidade.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]