Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Ubiquímica organizou
"Uma feira do livro para a cidade"

POR MARISA MIRANDA

O Ubiquímica organizou, pela primeira vez, uma Feira do Livro na cidade da Covilhã. Durante seis dias a população teve a possibilidade de ver e comprar livros a preços acessíveis.

A feira do livro do núcleo de estudantes de Química Industrial e Bioquímica da Universidade da Beira Interior (UBIQUÍMICA) decorreu entre os dias 25 e 31 de Outubro no Teatro-Cine, na Covilhã.
Integrada no Art'Ubi, esta feira tinha como principal objectivo "vender os livros todos que a livraria nos forneceu e motivar as pessoas a ler, dando-lhes a oportunidade de comprar livros a preços acessíveis" explica Rita Clara, colaborada do Ubiquímica.
Porém o primeiro objectivo não foi cumprido, uma vez que para aquela colaboradora os hábitos de leitura não estão enraízados no povo português: "As pessoas não gostam de ler principalmente nas cidades do interior. Eu sei disso porque estudo e vivo no interior, as pessoas preferem passar o dia na esplanada do que estar em casa a ler um livro", concluí Rita Clara.
Para Pedro Nunes, presidente do Ubiquímica, este tipo de iniciativas servem para "promover a socialização dos estudantes com a Covilhã, para que eles se sintam verdadeiramente integrados nesta cidade".
A organização deste certame encontrou várias dificuldades, uma vez que grande parte das editoras convidadas, não aceitaram participar nesta Feira do Livro.
"O único apoio explícito que tivemos foi o da Livraria D` Ávila", sublinha o presidente do Ubiquímica , que se queixa ainda do pouco apoio prestado pelas entidades oficiais: "A Câmara Municipal da Covilhã não fez mais do que nos abrir a porta (do Teatro-Cine) para lá pormos os livros. Nós solicitamos à vereadora da Cultura, durante vários meses, para que houvesse a possibilidade de estarmos abertos à noite". No entanto, "não conseguimos o apoio da Câmara nesse aspecto", refere Pedro Nunes. No entanto, o núcleo de Química, nas palavras do seu presidente, admite algumas falhas: "Não tivemos grandes novidades na Feira, a única foi a do novo livro do Paulo Coelho. O principal problema foi o de termos trabalhado só com a Livraria".
Segundo o Ubiquímica, o balanço final é bastante positivo: "Aprendemos muito e para o ano esperamos que o núcleo continue a fazer a Feira do Livro".

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]