Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

On-line: jornalismo do futuro?

As novas tecnologias e o on-line como suporte de informação foram questões levantadas durante o primeiro painel da manhã. Relativo à questão da identidade regional João Correia, professor de Ciências da Comunicação da UBI, sublinhou as potencialidades dos media interactivos como forma de combater o fechamento na interioridade. "Os media virtuais podem ser encarados como um fundamento dessa identidade", afirmou. Esta opinião foi reforçada por Lima Garcia, professor no Instituto Politécnico da Guarda, para quem as novas tecnologias servem a amplificação da região e serão o futuro do jornalismo no século XXI. "As novas tecnologias são importantes para o futuro do media escrito."
Face a todas as potencialidades da internet, Virgílio Arderius, director da Rádio F e do semanário Terras da Beira, colocou a questão da qualidade deste novo media. "Existem dois mitos em torno da internet: a ideia de acesso golbal à informação por ela veiculada e a da condenação dos media tradicionais ao fim", defendeu. Mas sublinhou as vantagens deste media para a Comunicação Social regional "como uma porta aberta além fronteiras" que permite a "actualização das informações locais".
O virtual, enquanto área de investigação muito recente, levanta vários problemas. "Não será necessário um ensino especializado para o ciber-jornalismo?", questionou João Correia.

 

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]