Clique aqui para regressar à Primeira Página


      

1000 caracteres       


prazer

por Edmundo Cordeiro

Há para Kant um tipo de representação que é estética, quer dizer, que não depende de nenhum conceito, uma representação que, sendo todavia do objecto, não é a ele relacionada, mas ao sujeito, ao sentimento de prazer e dor do sujeito. Essa representação manifesta no sujeito, no seu estado de espírito, qualquer coisa do trabalho das faculdades do conhecimento, e isso fá-la estar, apesar de tudo, em concordância com as condições da universalidade.

Trata-se pois da representação que está em causa no juízo estético do tipo "é belo". Ao dizermos qualquer coisa bela não dizemos nada em termos de conhecimento do objecto, mas expressamos, sim, um sentimento que é de prazer. E, mais, que é de prazer desinteressado, na medida em que não está em causa a existência física, moral ou utilitária do objecto. Todos os prazeres que eventualmente resultem destas últimas representações são interessados, negam por isso quanto ao príncípio a validade de um puro juízo estético.

Mas é no entanto um prazer que advém da representação do objecto, dado que é "dele", que está ali à nossa frente, que se reflecte a pura forma na imaginação… Ora, é essa representação que vai mobilizar as faculdades (a imaginação e o entendimento) a um livre jogo, justamente porque não há um conceito que as limite a um exercício particular. É esse acordo que deve ser pressuposto para todo o conhecimento: que a imaginação (que apreende e compõe o diverso) e que o entendimento (que fornece o conceito e unifica o diverso) possam livremente entender-se e que isso possa livremente suceder em todo o homem, em "qualquer um que está destinado a julgar através do entendimento e sentidos coligados". É isso que está na origem do prazer, é isso que define o "estado de espírito" que se comunica universalmente no juízo do tipo "isto é belo".

Esse estado de espírito não pode ser conhecido, unicamente pode ser sentido. Não se pode conhecer o prazer, para Kant.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]