Clique aqui para regressar à Primeira Página



.
André Baptista, Edgar Figueira e João Antunes, na foto, receberam prémio no concurso Física 2000 com um trabalho de holografia

Clube de Holografia

O Clube de Holografia existe há cerca de 4 anos, pela mão de um antigo professor da Escola Secundária Campos de Melo, Pedro Pombo.
Neste momento, este clube tem como seu responsável a professora Rosa Simões.
É formado essencialmente por alunos ligados à área do científico-natural, mas encontra-se aberto a todos os interessados em saber mais sobre holografia.



Alunos do 10º ano distinguidos
Pequenos "génios"
premiados em Genebra

POR CRISTINA MARQUES E PATRÍCIA CAETANO

A escola secundária Campos Melo, na Covilhã, viu 3 dos seus alunos serem premiados no concurso "Física 2000". Um projecto de holografia levou-os a Genebra de 4 a 11 de novembro.

A paixão pela física levou André Baptista, Edgar Figueira e João Antunes, alunos do 10º ano da Escola Secundária Campos Melo a desenvolver um projecto de holografia que apresentaram no concurso "Física 2000", na Figueira da Foz. O resultado foi serem premiados com uma viagem a Genebra.
Estes jovens do 10º ano foram incentivados pelo professor Pedro Pombo, que há 4 anos formou um clube e lhes incutiu o gosto pela holografia.
Desde então trabalharam num projecto de hologramas de reflexão, que consiste num plano de interferências entre o feixe de luz e o feixe do objecto, em que a partir das ondas de luz de um objecto, se torna possível a sua projecção a 3 dimensões.
Os jovens viram o seu trabalho reconhecido, sendo premiados com uma viagem a Genebra, que lhes permitiu alargar os horizontes no campo da Física. Durante cerca de uma semana, assistiram a palestras e exposições técnico-científicas, nomeadamente no ramo da Física Óptica. Com esta experiência, novos projectos estão a ser idealizados e o clube de holografia continua a pensar diferentes hologramas, com novas técnicas.


 [ PRIMEIRA PÁGINA ]