Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Professores da EPABI premiados em Estremoz
POR LÉNIA REGO

Alexandra Mota e Paulo Ferreira, professores de Canto da Escola Profissional de Artes da Beira Interior, foram distinguidos, em Estremoz, na 2ª Edição do Concurso Internacional de Canto Tomáz de Alcaíde. Alexandra Moura obteve o prémio de Melhor Intérprete de Obras do Século XX e Paulo Ferreira trouxe para a cidade da Covilhã um dos primeiros prémios na modalidade de Ópera e Concerto.

Alexandra Moura e Paulo Ferreira são docentes da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI). Ligados ao mundo da música desde a infância, trocaram o Norte do país de onde são provenientes, pelo Interior. "Gosto mais de trabalhar aqui. As pessoas são diferentes e é mais fácil incutir sensibilidade para a música nos alunos", confessa Paulo Ferreira.
Neste momento há já um número bastante razoável de jovens a cantar e uma grande tradição ao nível do canto lírico na Europa. Em Portugal são ainda poucos os docentes na área do canto. Mesmo assim, o trabalho continua a ser pouco para quem se dedica a este ramo. "Somos poucos, mas não há trabalho suficiente para todos", comenta Alexandra Moura.
Concorreram à 2ª Edição do Concurso Internacional de Canto Tomáz de Alcaíde, juntamente com outros representantes de países como França, Rússia, Polónia, Canadá, Brasil, China, Japão e Espanha.
Participaram por puro interesse e sem nenhuma intenção de ganhar. "Não estava à espera de nada. Vamos com o coração ao alto. Não somos mais do que uma gota no oceano, pois somos muitos cantores" , afirma Paulo Ferreira.
Para Alexandra Moura esta foi uma experiência nova, que lhe valeu o Prémio de Melhor Intérprete de Obra do Século XX. Paulo Ferreira, que já tinha participado anteriormente num Concurso Nacional de Canto, trouxe para a cidade da Covilhã um dos primeiros prémios na modalidade de Ópera e Concerto.
No futuro, pretendem participar no Concurso Vozes Ibéricas no próximo mês de Dezembro, em Fafe, e também num concurso internacional em Espanha.

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]