Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Falta de financiamento é obstáculo
População da Aldeia do Souto reclama construção do Centro de Dia

POR RITA LOPES*

No dia de inauguração do Ringue da Aldeia do Souto, população e Junta de Freguesia reclamam novos investimentos. A construção do Centro de Dia é prioritária.

O dia 11, sábado, foi marcante para uma das mais pequenas freguesias do concelho da Covilhã - a Aldeia do Souto. A inauguração do Ringue e a assinatura de dois protocolos entre a Junta de Freguesia e a autarquia covilhanense foram "momentos fundamentais para o progresso da Aldeia", declara o presidente da Junta, Jorge Gomes.
O Ringue, que vai funcionar junto à Escola Primária, dispõe de um espaço polivalente para pessoas de todas as idades. A partir de agora, qualquer actividade desportiva e cultural poderá aí realizar-se, graças aos balneários e ao palco que possui. "É um espaço pequeno, mas uma obra grande em significado para nós" afirma, satisfeito, Jorge Gomes.
Carlos Pinto, edil do concelho, presidiu às cerimónias, dando asas a outros dois sonhos antigos da população: a reconstrução e ampliação da sede da Junta de Freguesia e a construção do Centro de Dia.
Quinze metros quadrados é o espaço onde funciona actualmente a Junta de Freguesia. "Um espaço muito reduzido para termos condições de trabalho", refere o presidente. Embora sem o orçamento necessário, 16 mil contos, o local já existe, mas o projecto, já aprovado, ainda não passou do papel. O pontapé de saída foi dado no sábado com a assinatura do protocolo, que contempla dois mil contos para o arranque dos trabalhos. João Gomes espera que "até ao fim de 2001 possa mudar de instalações. Pelo menos que a área mais importante, a secretaria, esteja pronta".
"A menina dos olhos desta freguesia" é, todavia, o Centro de Dia. Com uma população maioritariamente idosa e que vive com muitas dificuldades, esta é uma obra prioritária que o presidente da Aldeia do Souto pretende concretizar "o mais rápido possível". O terreno já existe há alguns anos, mas a falta de financiamento é um dos obstáculos. O orçamento ascende aos 20 mil contos, uma quantia que, segundo Carlos Pinto, "a Câmara não pode assegurar". Contudo, afirma: "Garanto o início das obras e o resto do dinheiro há-de aparecer".
Numa aldeia considerada pelo edil como "a pérola do concelho", dar um cantinho de carinho e bem-estar aos idosos é urgente. Carlos Pinto afirma que "esta estrutura vai encerrar a grande rede de centros que temos construído no concelho". E, como o caminho se faz caminhando, mostra-se confiante: "Vamos caminhar para ver onde chegamos na edificação de uma casa vital para os idosos desta terra".

Iluminação é a próxima etapa

"É uma honra recebê-lo na nossa casa. Seja bem-vindo". Estas palavras esperavam Carlos Pinto na sala de aula da Escola Primária de Aldeia do Souto. Um espaço reconstruído e inaugurado há dois anos e que veio colmatar as necessidades exigentes na freguesia ao nível do ensino. "Como eram poucas, as crianças tinham que ir para Belmonte, mas agora são 14, o que permite manter a escola em funcionamento", afirma João Gomes. Embora a freguesia veja resolvidas algumas necessidades, muitas existem ainda por satisfazer.
A iluminação das quintas circundantes é a próxima etapa a cumprir. O projecto e o orçamento já estão aprovados há mais de meio ano, mas as obras ainda não começaram. Carlos Pinto garante que dentro de poucos meses "a luz do azeite será substituída, uma vez que as verbas (13 mil contos) já foram liquidadas à CENEL". "É um processo que está dependente da celeridade da empresa de electricidade. A Câmara já tem essa parte decidida e o compromisso financeiro assumido", diz o autarca.
Assim, a luz do azeite vai continuar a iluminar as famílias das quintas de Aldeia do Souto, enquanto não houver luz verde por causa da entidade responsável.

*NC / Urbi et Orbi

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]