Clique aqui para regressar à Primeira Página



 


Ana Maria Ussman
Uma mulher no poder

Ana Maria Ussman, doutorada em Gestão pela UBI e docente da casa desde 1983, assume o cargo de presidente da Secção Científica das Ciências Sociais e Humanas em Janeiro próximo. Este é um cargo em que se estreia a presença feminina na hierarquia ubiana. Na opinião de Ana Maria Ussman este facto não se deve à falta de competência ou empenhamento das mulheres nas suas carreiras. "Quer queiramos quer não vivemos numa sociedade que é dominada pelos homens. A universidade reflecte a sociedade portuguesa. As mulheres estão a ocupar, gradualmente, os lugares a que têm direito", afirma.
Para já procura delinear prioridades que passam por uma atenta auscultação dos problemas de alunos e docentes.
"Temos que passar para lá do mero despacho de documentos. Temos que entrar na definição das políticas de desenvolvimento a nível lectivo, criação de novos cursos, cursos de graduação ou pós-graduação, pela política de investigação", afirma.
Outro objectivo é fomentar a divulgação do deparatamento de Gestão e Economia. Passo que será dado na póxima quinta feira, na abertuta do 2º Seminário Luso-Espanhol, com o lançamento do número zero da "Revista de Gestão e Economia - RGE". Para o final do ano está previsto um número comemorativo dos 10 anos de publicação dos "Anais Universitários - Série Ciências Sociais e Humanas.



Eleições para os Órgãos Sociais da UBI
Tudo a Votos

POR RAQUEL FRAGATA

A Universidade da Beira Interior está em época de eleições. Já são conhecidos os nomes dos presidentes das Secções Científicas, cargo apenas ocupado por docentes associados ou com cátedra, e dos representantes dos professores assistentes nos Conselhos Pedagógicos de cada departamento.

A principal novidade nesta fase é a ocupação, pela primeira vez na história da Universidade, do cargo de presidente do Conselho Directivo por uma mulher. Ana Maria Ussman é a presidente eleita para a Secção Científica das Ciências Sociais e Humanas.
Para as Engenharias foi eleito Jorge Barata, docente de Aeronáutica. Nas Ciências Exactas mantem-se o presidente cessante: José Pacheco de Carvalho, docente do departamento de Física. Nas Artes e Letras, que entraram em funcionamento neste ano lectivo, foi eleito António Fidalgo, docente de Ciências da Comunicação.
Manuel José Santos Silva foi eleito presidente do Conselho Científico da Universidade. Este mandato estende-se apenas por um ano.
Extraordinariamente, uma vez que as Ciências da Saúde estão ainda em fase de instalação, o cargo de presidente desta Unidade será não eleito, mas nomeado pelo Reitor.
Pelo novo regulamento, os presidentes destas Secções Científicas assumem, por inerência, a presidência dos Conselhos Directivos das respectivas Unidades. Uma medida que, na opinião do pró-reitor, João Queiroz, visa experimentar novas formas e melhorar a administração das diversas Unidades. "Esta alteração vem na linha da optimização dos recursos e na maior funcionalidade dos órgãos", defende.

Urnas abertas até Dezembro

Numa instituição como a UBI um período eleitoral para os seus Órgãos Sociais é uma tarefa complexa, burocrática e demorada. Pelo que se prolongará até Dezembro. Os mandatos de Reitor, da Assembleia da Universidade e do Senado têm duração de quatro anos, à excepção dos elementos discentes dos dois últimos órgãos.
Da comissão eleitoral 2000 fazem parte o pró-reitor João Queiroz, que preside à comissão, o professor José Pacheco de Carvalho, Jorge Jacinto, presidente da Associação Académica (AAUBI), Joaquim Duarte, como docente não doutorado e uma funcionária, Alda Ribeiro, da Assessoria Jurídica da UBI.
Até sexta feira, decorrem as votações para presidentes de Departamento, dia em que tem lugar a eleição dos representantes dos professores assistentes e funcionários não docentes para a Assembleia de Representantes. Em Dezembro, dia 12, é a vez dos presidentes das Secções Pedagógicas das Unidades e dos Conselhos Pedagógicos da Universidade.
Os alunos, por sua vez, vão a votos já na próxima terça feira, 28, para escolher os representantes nas Secções Pedagógicas, Assembleia de Representantes e Assembleia da Universidade.
Para mais tarde ficam as eleições intercalares dos representantes da nova Unidade de Artes e Letras à Assembleia da Universidade e ao Senado.






 [ PRIMEIRA PÁGINA ]