Clique aqui para regressar à Primeira Página




.

Maria José Geraldes e Mário Figueiredo Nunes, docentes da UBI, no IFAI Expo 2000






IFAI EXPO 2000
Docentes da UBI participam em seminário

POR ANA SOFIA LEMOS
 
Entre os dias 26 e 28 de Outubro deste ano realizou-se em Orlando, nos Estados Unidos, mais um IFAI EXPO 2000 - Textile Technology Forum. O IFAI - Industrial Fabrics Association International, em conjunto com o Textile Institute, (o instituto mais privilegiado a nível mundial na área dos têxteis), organizou um Seminário que contou com a participação de três docentes da UBI, do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis.
Para este evento de grande rigor científico, foram apresentadas mais de 300 candidaturas. Apenas 12 foram seleccionadas, duas delas pertencentes ao Departamento. Uma situação muito prestigiante, que dá a conhecer ao estrangeiro, o trabalho realizado na UBI.
Foram apresentadas as seguintes comunicações:
"Automatic Control of Anisotropy of Fiber Webs for Tecnical Applications", comunicação que se dividiu em duas partes. A primeira parte - "Produção de um manto de Fibras" - apresentada pelo Prof. Doutor Mário Figueiredo Nunes, visa a criação de um novo sistema de controlo automático dos mantos de fibras. Foi proposto um projecto, baseado num sistema de análise de imagem. "A ideia é, através dessa análise de imagem, medir a entropia à entrada e a entropia à saída", explicou ao Urbi et Orbi, o Prof. Doutor Mário Figueiredo Nunes.
A segunda parte, "Estudo do movimento das fibras no interior do manto", esteve a cabo do Engº. Nuno José Ramos Belino.
A Segunda comunicação, "Experimental Analisys of Thermal Comfort on Functional Knits in the Wet State", foi apresentada pela Engª. Maria José Geraldes: " é uma análise experimental do conforto térmico. O objectivo é conciliar a moda com o conforto, que está a despertar grande interesse na área do têxtil."
"Participar nestes eventos é sempre positivo", é a opinião da Engª Maria José Geraldes: "São contactos que se fazem com outras instituições, com outras pessoas. São pessoas interessadas em dar continuidade ao trabalho desenvolvido. Isso vai traduzir-se em projectos, em entrada de verbas que nos vão permitir adquirir equipamentos. Verbas é sempre sinónimo de desenvolvimento e investigação científica no Departamento".

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]