Clique aqui para regressar à Primeira Página




.
Fundação Oriente premeia José Carlos Venâncio e Adriano Moreira

Exposição de livros antigos de Angola

Associado ao prémio Gilberto Freyre, realizou-se a inauguração da exposição de livros antigos e artefactos de Angola, gentilmente doados à UBI por José Travassos. Nessa exposição as pessoas puderam ver uma amostra da
historiografia de Angola, assim como uma estante dedicada a Luandino Vieira, entre outros. Para explicar o facto de Luandino Vieira ter uma estante dedicada a si, José Travassos explicou que "existe uma grande conotação entre Luandino
Vieira e a Beira Interior, pela ligação que o poeta Angolano criou com o Fundão. Em 1965, aquando da sua nomeação para o prémio novela, o Jornal do Fundão decidiu publicar uma amostra da sua obra, sendo imediatamente suspenso das suas actividades por tal atitude. Desse acontecimento nasceu uma relação especial entre Luandino Vieira e o Fundão."



Luso-Tropicalismo- uma teoria social em questão
Professores honrados com Prémio Gilberto Freyre

POR MÁRCIO MORAIS

Na passada sexta feira, dia 17 de Novembro, os professores José Carlos Venâncio e Adriano Moreira viram o seu trabalho premiado pela Fundação Oriente. A cerimónia serviu sobretudo para homenagear Gilberto Freyre.

O trabalho "Luso-Tropicalismo - uma teoria social em questão" coordenado pelos professores catedráticos José Carlos Venâncio e Adriano Moreira, foi premiado pela Fundação Oriente . O prémio, atribuído principalmente para a linha de investigação desenvolvida na UBI sobre as culturas lusófonas, foi entregue numa cerimónia a que presidiu o reitor, que teve a seu lado na mesa o Presidente da Fundação Oriente, Dr. Carlos Monjardino e os dois professores premiados.
O livro galardoado com o prémio Gilberto Freyre é maioritariamente composto pelas comunicações apresentadas no colóquio Luso-Tropicalismo que decorreu nas instalações da Sociedade Portuguesa de Geografia em Fevereiro de 1999. Luso-Tropicalismo é um conceito desenvolido por Gilberto Freyre, um Sociólogo Brasileiro, a partir dos anos 30 com o livro "Casagrande e Sanzala", e a tentativa que está implicita nesse trabalho é tentar mostrar a particulariedade com que se revestia a presença Portuguesa nos trópicos, sobretudo baseado em três características: a misciplidade, a mobilidade constante com que os Portugueses se viam confrontados e a capacidade de adaptação aos climas tropicais. José Carlos Venâncio considerou este livro como "científico, mas não exageradamente técnico. É um livro que pretende abrir pistas de reflexão e pretende até consolidar em termos de teorias sociais as contribuições lusófonas para essa teoria, que são maioritariamente de Gilberto Freyre."
Para o futuro está em vista a organização de um colóquio sobre Max Weber e os estudos africanos e asiáticos, em que se vai procurar ver a actualidade de Max Weber na análise que hoje podemos fazer acerca das sociedades africanas e asiáticas.


 [ PRIMEIRA PÁGINA ]