Clique aqui para regressar à Primeira Página

      

Música          



 

 

 

 

 

 

 

 

 


Maria João Mário Laginha
Chorinho Feliz

Hoje estarão na Covilhã, às 21h30 no Teatro-Cine, Maria João e Mário Laginha, o duo de jazz contemporâneo português que dispensa apresentações.
Depois de seu trabalho "Lobos, Raposas e Coiotes" , gravado com a Orquestra Radio-Filarmónica de Hanover e eleito pela crítica portuguesa como o melhor álbum de 1999, a dupla apresenta "Chorinho Feliz".
O disco encomendado pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses foi gravado em Fevereiro no Rio de Janeiro tem a participação especial de Gilberto Gil e Lenine, e ainda a colaboração de Toninho Horta (violão), Toninho Ferragutti (acordeão), Nico Assumpção (baixo), Armando Marçal (percursão) e Ivo Meirelles & bateria do Funk'n'Lata.
Não foi por mero acaso que este trabalho, cujo objectivo é celebrar o achamento do Brasil por Pedro Álvares Cabral há 500 anos atrás, foi entregue ao duo. Maria João, amante das suas raízes africanas, já cantou em línguas de África e Índia, com sotaques brasileiros e crioulos mostrando que dentro de si existe uma infinidade de raças. Mário Laginha, compôs as músicas e mostou ser um génio com grande capacidade de adaptação, compreensão e criatividade. Os dois são tão cumplices que se misturam.
Chorinho feliz é um álbum simpático e comovente, onde mais uma vez Maria e Mário provam que o jazz não tem que ser uma música chata, confusa e para intelectuais. Eles consideram que o disco é uma "colecção de aguarelas", de quadros que viram e ouviram nos meses que passaram no Brasil.
Assim saem do disco sons de várias cores, tantas quantas lá encontraram: ritmos de marimbas do Brasil, de tambores de África, de adufes portugueses. O álbum não será tanto uma fusão de dois países, mas um encontro de culturas: as brasileiras - nas palavras crioulas e ritmos de samba - e as portuguesas - nos cantares tradicionais e no jazz que eles próprios inventam.
A digressão em Portugal chegará hoje ao palco do Teatro Cine. Uma oportunidade de ouvir os sambas, forrós e chorinhos interpretados pelo dueto.
A música contagiante e o improviso estão prometidos. O convite está feito, e é dito por aquela voz que conhecemos...
Turututu Turututu Turututu
Vem aqui tu
Turututu Turututu Turututu
Quero aqui tu

Marta Correia


 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]