Maria João e Mário Laginha no Teatro Cine
Encantamento

"Cor" e "Chorinho Feliz" comoveram
e apaixonaram as cerca de 500 pessoas
presentes no concerto
mais esperado do Art'ubi.

 Por Raquel Fragata

As Adufeiras de Monsanto actuaram durante o espectáculo, naquela que foi a primeira interpretação ao vivo do tema
"O Recado Delas"
[clique na imagem para ver maior]

Pode também ouvir momentos do concerto.
Se não tiver o programa instalado no seu PC, clique aqui, e para o seu MacIntosh, aqui.

Em tão pouco tempo escureceu tanto    A preto e branco 1
O recado delas                                         A preto e branco 2    

Nem por ter sido a última deixou de ser a primeira das noites do Art'ubi. Maria João e Mário Laginha apresentaram-se pela segunda vez nos últimos três anos no palco do Teatro Cine. Um espectáculo que agradou aos fãs, presentes em grande número, e rendeu os desconhecedores à evidência da genialidade destes dois músicos. Com nova formação, acrescentando a mestria do percussionista norueguês, Helge Norbakken, o concerto percorreu dois dos seis excelentes registos do duo de jazz. "Cor" e "Chorinho Feliz" preencheram mais de duas horas da noite covilhanense da passada terça feira.
Pela primeira vez, as felizes circunstâncias permitiram a interpretação ao vivo de "O Recado Delas", primeira música do novo álbum "Chorinho Feliz". Uma surpresa levada a Maria João pelo seu Clube de Fãs de Idanha-a-Nova. A alegria e comoção dos músicos em palco transbordou e assolou o público desprevenido.
Esta amizade nasceu em 1996 quando, durante o Festival Raízes Rurais, Paixões Urbanas, se conheceram. Daí nasceu não só uma profunda amizade, como afirmam, mas "um namoro completo e constante".
"Chorinho Feliz" foi gravado em Portugal, Alemanha e Brasil e traz consigo pedaços que se agarraram às almas do duo.
Já foi afirmado pela imprensa internacional, "Chorinho Feliz" não é uma reverência ao propósito da homenagem a "Pedro" e ao povo brasileiro mas prenhe da própria personalidade de Maria João e Mário Laginha.
Algo que se mistura, não se define e principalmente, e cada vez mais, parece inesgotável.
Estes dois músicos já espalharam a beleza e fantasia por todo o mundo. O retorno supõe-se querido. A impressão deixada do outro lado do Atlântico é de expectativa de um regresso breve.
Estão a preparar um álbum ao vivo, cujas gravações começaram em Barcelona nos espectáculos realizados nos dias 16 e 19 de Novembro. Para já continuam uma intensa digressão aquém e além fronteiras. Amanhã e quinta feira estarão no Porto para a apresentação de "Chorinho Feliz" com a Companhia de Dança Paulo Ribeiro.
Maria João foi sedutora, gestual e apaixonada. Mário Laginha foi génio, ritmo e rebelde. As Adufeiras de Monsanto foram doces, simples e portuguesas.

Clique aqui para regressar à primeira página