8º Salão Automóvel da Beira Interior
Maubere em exposição

O 8º Salão Automóvel da Beira Interior decorreu entre os dias 23 e 26 deste mês no pavilhão da Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL).
Entre os diversos veículos presentes, encontrava-se o Maubere, projectado e concebido por alunos e docentes da UBI para homenagear Timor.

 Por Lénia Rego

O protótipo Maubere, desenvolvido
pela UBI, esteve em exposição

Foram 16 as empresas expositoras presentes no 8º Salão Automóvel da Beira Interior. Os visitantes puderam apreciar uma loja de venda de peças e ferramentas e algumas novidades das marcas mais conceituadas do mercado.
Com uma maior área de exposição este ano, esta iniciativa conseguiu atrair um número significativo de visitantes.
Neste Salão Automóvel destacavam-se o Honda Logo 13, vencedor do Campeonato Nacional de Velocidade de Automobilismo e o Maubere, veículo ecológico desenvolvido na UBI para a prova "Shell Eco Marathon" de 1999.
Logo à entrada do Salão Automóvel, no Stand A, esteve o veículo Maubere.
Concebido por docentes e por oito alunos do Curso de Electromecânica, de Informática, de Civil e de Ciências da Comunicação da UBI, conseguiu captar a atenção e a curiosidade de todos os visitantes.
Projectado para representar o povo Maubere, que lhe deu o nome, este veículo possui uma forma parecida com um pássaro. Quando visto de cima, assemelha-se ao mapa de Timor, sendo ainda muito leve e capaz de alcançar muita velocidade. Um veículo resistente, semelhante à resistência de 25 anos do povo Timorense.
Os criadores do Maubere prometem novos aperfeiçoamentos para este veículo. Para o futuro, esperam alcançar novos títulos noutras competições.
Para o ano, os Concessionários do Sector Automóvel da Beira Interior esperam trazer mais novidades para a realização de mais um Salão Automóvel.

Clique aqui para regressar à primeira página