Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia
Laboratórios com pouca adesão

A UBI abriu portas para a Semana da Ciência e da Tecnologia. Uma actividade pouco divulgada que não teve a adesão pretendida.

 Por Lénia Rego

A Escola Secundária de Pinhel
visitou os vários laboratórios

Decorreu entre os dias 20 e 24 deste mês, a Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia no Pólo I da UBI. A finalidade desta iniciativa era dar a conhecer a UBI aos alunos do ensino secundário. Foi para isto que os Departamentos de Química, de Ciência e Tecnologia do Papel, de Física, de Têxtil e o Centro de Óptica, colocaram os seus laboratórios, alunos e docentes à disposição dos visitantes.
A Escola Secundária de Pinhel foi a única a aderir à Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia, trazendo 32 alunos, acompanhados por 3 professores. Mesmo assim, os departamentos envolvidos mantiveram as portas abertas durante toda a semana para outros possíveis visitantes.
Experiências com azoto líquido, a criação de electricidade em pó, produção de espuma, iões complexos coloridos, uma fonte de amónia, são algumas das demonstrações que o Departamento de Química da UBI preparou para os alunos visitantes.
No Departamento de Ciências e Tecnologia do Papel, os alunos tiveram a oportunidade de reciclar papéis velhos, realizar ensaios físicos-mecânicos e ópticos para determinar a qualidade do papel e do cartão.
Os visitantes aos laboratórios do Centro de Óptica observaram actividades e projectos relacionados com a microscopia óptica e eléctrónica de varrimento e da difracção de raios-x e calorimetria diferencial de varrimento.
Os poucos alunos que visitaram as instalações da UBI, mostraram contentamento e uma grande vontade de regressar.

Clique aqui para regressar à primeira página