Ciclo de Palestras de Física na Semana da Ciência e da Tecnologia
Astronomia não atrai leigos

O Departamento de Física da UBI contribuiu para a Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia com um Ciclo de Palestras. O mau tempo é uma das explocações invocadas pela organização para justificar a fraca adesão da academia e da comunidade.

 Por Catarina Moura

No último sábado, o mau tempo não deixou o telescópio sair da sala

"Talvez falte na UBI uma certa agitação humana, um certo desassossego", diz-nos Paulo Moniz, Professor Auxiliar do Departamento de Física da Universidade da Beira Interior, numa tentativa de explicar a fraca adesão do público ao Ciclo de Palestras que decorreu na passada semana. Integrado na Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia, este Ciclo propôs-se levar os mais leigos, "sem matemática", a interessar-se por temas como o universo ou o clima.
O Ciclo começou com uma palestra sobre a Origem do Universo, que decorreu no Laboratório de Astrofísica e Geofísica (LAG), no dia 18, finda a qual oradores e público se dirigiram ao terraço da UBI, onde puderam observar planetas através de um potente telescópio ali instalado para a ocasião. Um momento que o mau tempo não permitiria voltar a repetir-se, contrariando o previsto no programa.
Na quarta-feira falou-se de Alterações Climáticas e na quinta de Holografia e Redes de Difracção. O Ciclo encerrou na noite de sexta, novamente com estrelas e planetas, que as nuvens e a chuva cerrada esconderam dos telescópios.
O tempo foi, aliás, uma das razões apontadas pela organização para justificar o pouco público presente. No entanto, Paulo Moniz adianta que, a nível da divulgação, "fizemos tudo o que foi possível. Não sei onde houve falha, uma vez que notificámos a comunicação social com a devida antecedência e contactámos o Gabinete de Relações Públicas da UBI". O docente adianta ainda o que considera outra explicação possível para o fracasso do Ciclo: "Esta semana foi mal escolhida. Se calhasse na semana de interrupção lectiva do ensino secundário talvez a iniciativa tivesse tido mais sucesso".

Clique aqui para regressar à primeira página