II Convívio em Cantargalo
O papel das Mulheres

Por iniciativa da Junta de Freguesia de Cantargalo, concelho da Covilhã, mulheres dos Bairros de S. Vicente Paulo juntaram-se neste domingo pra o "Chá das cinco". Um encontro onde aquela bebida foi apenas pretexto para debater o papel da mulher na sociedade portuguesa.

 Por Raquel Fragata

Mulheres debatem descriminação sexual às portas do século XXI

O Centro de Cultura e Desporto dos Bairros de S. Vicente Paulo, inaugurado em Outubro passado, recebeu no passado domingo o segundo convívio de mulheres, que ali se juntaram para falar sobre o seu papel nas sociedades actuais. Numa zona da Covilhã pobre como é a freguesia de Cantargalo, moradoras e naturais do Bairro não deixaram passar a ocasião sem lembrar a necessidade de instalar saneamentos e esgotos na freguesia.
À volta de uma chávena de chá, discutiu-se o "papel quase invisível" da mulher nas sociedades, as dificuldades em combater a dominação masculina, por vezes consentida, e a ignorância e intolerância face aos direitos da mulher.
Rosa Maria Duarte, agente de desenvolvimento rural da Beira Serra, sublinhou a divisão e descriminação históricas que determinam a situação actual das mulheres. As percepções da família, religião e do próprio ensino estatal durante longos anos contribuíram para esta "hierarquização incompreensível", que determina ainda hoje "as mulheres como mais fracas".
Trinta e dois anos depois da sua fundação, em plena guerra colonial, o Movimento Democrático das Mulheres (MDM) continua a debater-se com os mesmos problemas. A igualdade de direitos no trabalho como na sociedade continua a ser uma luta para Mariana Morais, membro do MDM. "As mulheres continuam a ser injustamente despedidas, sem respeito pelos seus direitos adquiridos, impedidas de usufruir de igualdade de oportunidades", afirma. E sublinha a "importância de criar em colectividades como esta grupos de mulheres" que reivindiquem os seus direitos.
Só nos Bairros de S. Vicente Paulo existem quatro iniciativas especialmente dedicadas às mulheres. Em Cantargalo, no Lameirão, o Grupo de Bordados e o Grupo de Ginástica da Pousadinha. Depois do segundo Convívio, em anos consecutivos, Catarina Gabriel, animadora sócio-cultural da Junta de Freguesia de Cantargalo, espera ver lançadas as bases para a iniciativa própria das mulheres do concelho da Covilhã.

Clique aqui para regressar à primeira página