Trigo Limpo - Teatro Acert
Dúvidas e certezas

"Se chovesse, vocês estragavam-se todos" é crítico, com subtileza e humor, e chama a atenção para o passado recente da ditadura fascista e, especificamente, à censura e ortopedização do ensino e mentalidades de então.

 Por Raquel Fragata

Cláudia Andrade e Pompeu José interpretam os ambientes
da "Nova Escola"

Às portas de completar 25 anos de existência, o Trigo Limpo - Teatro Acert viu serem-lhe cortados em mais de 50 por cento os subsídios do Instituto Português das Artes e do Espectáculo (IPAE) referentes ao ano 2001. A entidade justifica a medida com o que afirmam ser um decréscimo da qualidade do trabalho deste grupo de Tondela.
Como forma de protesto contra o corte orçamental, o grupo distribui nos seus espectáculos um panfleto intitulado "Há dias assim…". Entre outras coisas, afirmam-se indignados com a atitude do IPAE e dizem não acreditar "que alguém que tenha visto os espectáculos estreados em 2000 possa de consciência tranquila fazer tal afirmação".
Foi precisamente um desses últimos trabalhos de 2000 que o Acert trouxe à Covilhã, no último sábado, dia 2 de Dezembro. Um espectáculo adaptado da obra de Clovis Levi e Tania Pacheco. Este texto retrata "uma das fases mais negras da nossa história política - a ditadura militar que começou em 1964 no Brasil".
"Se chovesse, vocês estragavam-se todos" é crítico, com subtileza e humor, e chama a atenção para o passado recente da ditadura fascista e, especificamente, para a censura e ortopedização do ensino e mentalidades de então. A "Nova Escola" é distorcida e escraviza o pensamento. Contra a dúvida e pela certeza. Para o Acert, não só há vinte 26 anos se viveu esta ameaça de um pensamento único, que fomenta a acomodação e anula a dúvida. Também hoje, vítimas de um "fascismo que vive dentro de nós", opressor e silenciador, não procuramos concretizar um mundo e vida diferentes.
No palco, três grandes esculturas simbolizam a mãe, a avó e o avô do aluno da Nova Escola, interpretado por Pompeu José, e num ecrã são projectadas imagens quase imóveis dos três personagens-bonecos. O espectáculo visual, com jogos de luz interessantes, é acompanhado, de forma "atrapalhada", por música techno.

Clique aqui para regressar à primeira página