Em Assembleia Geral de Alunos
Código de praxe foi aprovado

 Por Marisa Miranda

Código de praxe, eleições para os órgãos, revisão dos estatutos da Associação Académica, e recepção ao caloiro, foram alguns dos assuntos discutidos na última Assembleia Geral de Alunos (AGA) da Universidade da Beira Interior, que se realizou no passado dia 29 no anfiteatro da sede da AAUBI.

A proposta de Código de Praxe apresentada em Assembleia Geral de 12 de Outubro foi aprovada nesta última reunião, com 25 votos a favor, uma abstenção, e sete votos contra. Este novo código de praxe tem como base de orientação o código de Coimbra. A praxe de casa não aparece contemplada neste documento. O cortejo dos finalistas é uma das novidades deste código. A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) comprometeu-se distribuir gratuitamente no início do próximo ano lectivo o documento aos caloiros e veteranos, para que todos fiquem a conhecer e possam respeitar as novidades.
O início da AGA de 29 de Novembro foi marcado por um momento de silêncio em memória dos dois colegas de Gestão, Carlos e Joaquim, falecidos no passado dia 26 num acidente de viação no IP5. A AAUBI propôs que a próxima quarta-feira seja declarada dia de luto na academia, mostrando assim todo o pesar dos alunos. Em memória dos jovens falecidos, serão colocados panos pretos nas várias entradas da universidade e haverá uma concentração junto à capela da AAUBI donde todos rumarão para uma missa cerimonial, em local ainda a definir.
Vasco Cardoso falou sobre a revisão dos estatutos da AAUBI. Segundo o presidente da mesa o processo não tem andado à velocidade desejada. "Construir um documento que na melhor das hipóteses não necessita de alteração nos próximos 4 ou 5 anos e que esteja mais adaptado às actuais necessidades da Academia" é o objectivo da comissão de revisão dos estatutos.
Jorge Jacinto começou por felicitar os recém eleitos para os órgãos da universidade. Fez um balanço positivo da recepção ao Caloiro, tanto a nível financeiro como ao nível do ambiente vivido, e lamentou apenas o desaparecimento de algumas faixas da RFM, patrocinador da Recepção, e uma da Super Bock, assim como o facto de terem queimado os carros no dia da Latada. O presidente da AAUBI terminou a sua intervenção com um apelo à participação da academia no Fórum de Pedagogia, que irá realizar-se nos próximos dias 11, 12 e 13.

Clique aqui para regressar à primeira página