MEDIA

Edmundo Cordeiro

"Medium" ou "media" significa em latim o meio, o que está no meio, o que se interpõe, mas também o instrumento para, o meio para… "Media" é pois qualquer coisa de ambíguo, qualquer entre uma coisa e outra e que não é verdadeiramente nem uma coisa nem outra, qualquer coisa de neutro, qualquer coisa que não "é" verdadeiramente, qualquer coisa de indiferente… qualquer coisa de medíocre… "Medium" tem por vezes esta acepção em latim: aquilo que é medíocre, aquilo que não é carne nem peixe, pão sem sal, qualquer coisa assim…

Reencontramos todas estas características - seja no discurso de legitimação dos directores, produtores e editores, seja na forma como o público em geral responde aos "media", na "participação" do público - reencontramos tudo isto para que a etimologia do termo "media" remete naquilo a que comumente se chama os "media", os meios de comunicação de massa, como os jornais, a rádio, a televisão e o vídeo, a publicidade, o cinema e, hoje em dia, a internet… Todos estes "media" se caracterizam pelo poder de atingir um grande número de pessoas, em simultâneo ou não, por serem exteriores aos consumidores e por condicionarem de uma maneira própria os "conteúdos"…

Todos eles tendem, no limite (um limite-princípio) à invisibilidade… A eficácia de um "media" radica no seu grau de invisibilidade, criando no receptor a ilusão de receber um conteúdo puro, um puro conteúdo, sem espinhas, puro carimbo…

"Agora é para chorar"… "agora é para ficar a saber"… "agora é para sorrir"… O melhor "media" é o mais medíocre.

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